Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6019
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de Educação Física em tempo de distanciamento social: uma abordagem centrada no processo de aprendizagem através do ensino remoto
Autor(a): Vasconcelos, Jessica Correa
Orientador(a): Trindade, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Roseane Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar as estratégias de ensino adotadas pelos professores de educação física das escolas públicas do município de Parintins/AM para a realização de suas práticas pedagógicas no ensino remoto. De natureza quanti-qualitativa, configurou-se em uma pesquisa de campo e foi realizada em escolas públicas de Parintins, cujos sujeitos foram 18 (dezoito) professores que ministram aulas de Educação Física nas referidas escolas. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, encaminhado aos professores por e-mail, individualmente, ou para o grupo do WhatsApp. O estudo embasou-se nos aportes teóricos de Andrade (2016), Brasil (2020), Darido (2005), Libâneo (2008, 2017), Tomazinho (2020), entre outros. No tocante aos resultados, os professores, na medida do possível, com ou sem capacitação, adotaram estratégias possíveis para a realização de suas aulas teóricas e práticas no formato síncrono e/ou assíncrono, utilizando ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Youtube, Google Meet, Instagram, entre outros, para ministrar conteúdos da Cultura Corporal de Movimento (Ginástica, Jogos, Esportes, Danças, Lutas e Práticas Corporais). Conclui-se, que neste momento de desafios que a pandemia de Coronavírus trouxe para o campo educacional, os recursos tecnológicos se tornaram um grande aliado do fazer pedagógico. Essa nova perspectiva de ensino tem desafiado os educadores a buscarem novas aprendizagens para responder a esse novo cenário.
Resumo em outro idioma: The main objective of this work is to investigate the teaching strategies adopted by physical education teachers in public schools in the city of Parintins/AM to carry out their pedagogical practices in remote education. Of a quantitative and qualitative nature, it was configured in a field research and was carried out in public schools in Parintins, whose subjects were 18 (eighteen) teachers who teach Physical Education classes in those schools. For data collection, a questionnaire was used, sent to teachers by email, individually, or to the WhatsApp group. The study was based on theoretical contributions from Andrade (2016), Brazil (2020), Darido (2005), Libâneo (2008, 2017), Tomazinho (2020), among others. Regarding the results, the teachers, as far as possible, with or without training, adopted possible strategies to carry out their theoretical and practical classes in a synchronous and/or asynchronous format, using technological tools such as WhatsApp, Youtube, Google Meet, Instagram , among others, to teach contents of the Corporal Culture of Movement (Gymnastics, Games, Sports, Dances, Fights and Corporal Practices). It is concluded that at this time of challenges that the Coronavirus pandemic brought to the educational field, technological resources have become a great ally of teaching practice. This new teaching perspective has challenged educators to seek new learning to respond to this new scenario.
Palavras-chave: Educação Física
Physical Education
Aprendizagem
Ensino Remoto
Estratégias Metodológicas
Learning
Remote Teaching
Methodological Strategies
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6019
Vocabulário controlado: Educação Física - Metodologia
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JessicaVAsconcelos.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.