Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Jefferson Ferreira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2356142549805125pt_BR
dc.contributor.referee1Guilherme, Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119402956173089pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Rodrigo Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2579631459822302pt_BR
dc.creatorSantos, Rosildo Barbosa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828141535273518pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T20:31:51Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-12-10T20:31:51Z-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosildo Barbosa. GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica. Coari, AM, 2021. 42 p. Monografia (Graduação em licenciatura em Ciências: Matemática e Física). Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6025-
dc.description.abstractThe present work has as theme: GeoGebra as a teaching tool for analytic geometry, having as main objective to report, through a bibliographical study, the importance of using the GeoGebra Software as an aid in the teaching of Analytical Geometry, leaving a class proposal for the teacher and activity to be worked on. Having as a starting point, the research of different authors who talk about this theme, then the reading and analysis of them so that the main objective can be confirmed, and finally the proposal of class and activity to be left to the teacher. Emphasizing the existence of other software that can be worked on in the articulation of mathematical content, as well as the difficulties encountered by professionals and students in the use of these technologies in relation to teaching. The proposed activity works the quadratic function content, with questions to be solved in theoretical and practical classes. The method used in this work was the literature review, where it was possible to analyze several authors of great value to this topic, being reported in the conclusion of this, that actually the use of GeoGebra Software as a teaching tool for analytic geometry is of great advantage with positive result in the understanding of the contents.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema: GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica, tendo como objetivo principal relatar através de um estudo bibliográfico, a importância do uso do Software GeoGebra como auxílio no ensino de Geometria Analítica, deixando para o docente uma proposta de aula e atividade para ser trabalhada. Tendo como ponto de partida a pesquisa de diferentes autores que falam sobre este tema, em seguida a leitura e análise dos mesmos para que se possa confirmar o objetivo principal, e por último a proposta de aula e atividade a ser deixada para o docente. Enfatizando a existência de outros Softwares que podem ser trabalhados na articulação de conteúdos matemáticos, assim como também as dificuldades encontradas pelos profissionais e alunos na utilização dessas tecnologias em relação ao ensino. A atividade proposta trabalha o conteúdo função quadrática, com questões para ser resolvidas em aula teórica e aula prática. O método usado neste trabalho foi o de revisão de literatura, onde foi possível analisar vários autores de grande valia para este tema, sendo relatado na conclusão deste, que realmente a utilização do Software GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica é de grande proveito com resultado positivo na compreensão dos conteúdos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.relation.referencesALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Editora UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil, 2007. BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental e Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, MEC/SEMT, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3. ed. Brasília, 2001. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN+; Brasília, MEC/SEB, 2002. BECKER, A. J.; SILVA, D. M. I.; DIAS, F. H. S.; PINHEIRO, L. K. Noções básicas de Programação em MATLAB. Santa Maria. PET Matemática UFSM. 2010 CATANEO, V. I. O uso do software GeoGebra como ferramenta que pode facilitar o processo ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental séries finais. 2011. Monografia (Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE, Orleans, 2011. CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Cadernos CENPEC: Juventudes Urbanas, São Paulo, ano 3. n. 05,1º semestre de 2008. CRESCENTI, E. P. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. 2005. 252 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. DREYFUS, T. HADAS, N. Euclides deve permanecer e até ser ensinado. LINDIQUIST, M., SHULTE. A. P. Aprendendo e ensinando geometria. Tradução Hygino H. Domingues, São Paulo, SP: Atual, 1994.p. 50-71. GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. C. “A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados”, In: Informática na Educação: Teoria e Prática– vol. 1, n.1, 1998. Porto Alegre: UFRGS – Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. 1998. HARGREAVES, A. Professores em Tempo de Mudança. Alfragide: Editora Mc- Graw-Hill de Portugal, 1998. HENZ, C. C. O uso das tecnologias no ensino-aprendizagem da matemática. 2008. Monografia. (Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, Erechim, 2008. KRAMER, S. Alfabetização, Leitura e Escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010. LORENZATO, S. “Por que não ensinar geometria? ” A Educação Matemática em revista. SBEM. Nº 4. 1º semestre de 1998. p.30-31. LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, ano III, nº 4, p. 3–13, 1º semestre 1995. MIRANDA, D. F.; LAUDARES J. B. Informatização no Ensino de Matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké, São Paulo. V. 15, n. 27, p. 73, 2007. PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria: uma visão histórica. 1989. Dissertação (Faculdade de Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1989. PARMIGIANI; J. Projeto de Trabalho Utilizando Funções e Animação Computacional. Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectivas, Curitiba, PR – 18 a 21 de julho de 2013. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1036_122_ID.pdf>. Acesso em: 10 set. 2021. PÉREZ GÓMEZ, A I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001. RESENDE, G.; MESQUITA, M. G. Principais dificuldades percebidas no processo ensino-aprendizagem de Matemática em escolas do município de Divinópolis/MG. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, nº 1, p.199-222, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/9841>. Acesso em: 10. Set. 2021. RIBEIRO, F. R.; PAZ, M. G. O ensino de Matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos, Osório, v. 2, agosto de 2012. ROTH, M. A.; BONETE, I. P. Geometria no Ensino Fundamental: Articulando material concreto, ludicidade e resolução de problemas. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes/pde/2014/2014/unicentro/mat/artigo/margarete/aparecida/roth.pdf>. Acesso em: 10. ISBN 978-85-8015-080-3 SANTOS, V. J. Ensino – Aprendizagem da Geometria com o CABRI-GÉOMÉTRE. Dissertação (Licenciando em Matemática com Enfoque em Informática) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bahia. STINGHEN, R. S. Tecnologias na Educação: Dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2008. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) -Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2016. SCHEIDE, T. J. F.; SOARES, M. A. Professor de matemática: Um educador a serviço da construção da cidadania. In: Encontro Nacional de educação Matemática, 8, 2004, Recife. Anais...Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. SCHULZ, J. A. T.; FERREIRA, S. D.; STAIL, B. O software Winplot como ferramenta para o ensino de sistemas lineares na educação básica. Nacional de Educação In: II CNEM – Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM – Encontro Regional de Educação Matemática, II, IX. 2011. UNIJUI, IJUÍ.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectGeometria Analíticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICApt_BR
dc.titleGeogebra como ferramenta de ensino para geometria analíticapt_BR
dc.title.alternativeGeogebra as a teaching tool for analytic geometrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-12-01-
dc.publisher.localpubCoari (AM)pt_BR
dc.subject.controladoGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Matemática e Física - Licenciatura - Coaript_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RosildoSantos.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.