Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6025
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Geogebra como ferramenta de ensino para geometria analítica
Other Titles: Geogebra as a teaching tool for analytic geometry
metadata.dc.creator: Santos, Rosildo Barbosa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Jefferson Ferreira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Guilherme, Adriano
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rodrigo Alves de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema: GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica, tendo como objetivo principal relatar através de um estudo bibliográfico, a importância do uso do Software GeoGebra como auxílio no ensino de Geometria Analítica, deixando para o docente uma proposta de aula e atividade para ser trabalhada. Tendo como ponto de partida a pesquisa de diferentes autores que falam sobre este tema, em seguida a leitura e análise dos mesmos para que se possa confirmar o objetivo principal, e por último a proposta de aula e atividade a ser deixada para o docente. Enfatizando a existência de outros Softwares que podem ser trabalhados na articulação de conteúdos matemáticos, assim como também as dificuldades encontradas pelos profissionais e alunos na utilização dessas tecnologias em relação ao ensino. A atividade proposta trabalha o conteúdo função quadrática, com questões para ser resolvidas em aula teórica e aula prática. O método usado neste trabalho foi o de revisão de literatura, onde foi possível analisar vários autores de grande valia para este tema, sendo relatado na conclusão deste, que realmente a utilização do Software GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica é de grande proveito com resultado positivo na compreensão dos conteúdos.
Abstract: The present work has as theme: GeoGebra as a teaching tool for analytic geometry, having as main objective to report, through a bibliographical study, the importance of using the GeoGebra Software as an aid in the teaching of Analytical Geometry, leaving a class proposal for the teacher and activity to be worked on. Having as a starting point, the research of different authors who talk about this theme, then the reading and analysis of them so that the main objective can be confirmed, and finally the proposal of class and activity to be left to the teacher. Emphasizing the existence of other software that can be worked on in the articulation of mathematical content, as well as the difficulties encountered by professionals and students in the use of these technologies in relation to teaching. The proposed activity works the quadratic function content, with questions to be solved in theoretical and practical classes. The method used in this work was the literature review, where it was possible to analyze several authors of great value to this topic, being reported in the conclusion of this, that actually the use of GeoGebra Software as a teaching tool for analytic geometry is of great advantage with positive result in the understanding of the contents.
Keywords: Software GeoGebra
Revisão de Literatura
Docente
Geometria Analítica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
Citation: SANTOS, Rosildo Barbosa. GeoGebra como ferramenta de ensino para geometria analítica. Coari, AM, 2021. 42 p. Monografia (Graduação em licenciatura em Ciências: Matemática e Física). Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6025
metadata.dc.subject.controlado: Geometria - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RosildoSantos.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.