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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil no município de Humaitá-AM
Autor(a): Silva, Jéssica Freitas
Orientador(a): Franco, Zilda Glaucia Elias
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Adriana Francisca de
metadata.dc.contributor.referee2: Alencar, Simône de Oliveira
Resumo: A pesquisa aqui apresentada é oriunda do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil - GPEDIN, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq e à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do projeto de pesquisa “Educação Infantil: políticas e práticas”. O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de avaliação nas instituições de Educação Infantil públicas do município de Humaitá, no Sul do Amazonas. Na Educação Infantil a avaliação está relacionada com o acompanhamento da criança, por meio das interações e das vivencias no espaço educativo (HOFFMANN, 2012; KRAMER, 2011; MICARELLO, 2010) Assim vemos a necessidade de compreender melhor essa dinâmica nos espaços da Educação Infantil. A abordagem de pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram realizadas análises de documentos e relatórios, a aplicação de questionário e diálogos com os professores da Educação Infantil. Identificamos que as instituições utilizam diversos instrumentos de avaliação para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e que os diálogos produzidos nas atividades de formação são importantes. Os professores e professoras compreendem que as vivencias nesses espaços são enriquecedores e a necessidade da participação ativa da criança.
Resumo em outro idioma: The research presented here comes from the Group of Studies and Research in Early Childhood Education - GPEDIN, linked to the National Council for Scientific and Technological Development -CNPq and the Federal University of Amazonas (UFAM), through the research project "Child Education: policies and practices”. The present work aims to analyze the evaluation process in public Early Childhood Education institutions in the municipality of Humaitá, in southern Amazonas. In Early Childhood Education, assessment is related to the monitoring of the child, through interactions and experiences in the educational space (HOFFMANN, 2012; KRAMER, 2011; MICARELLO, 2010) Thus, we see the need to better understand this dynamic in the spaces of Early Childhood Education. The research approach is qualitative, of the case study type. Analysis of documents and reports, the application of a questionnaire and dialogues with the teachers of Early Childhood Education were carried out. We identified that institutions use different assessment instruments to monitor the development of children's learning and that the dialogues produced in training activities are important. Teachers understand that the experiences in these spaces are enriching and the need for the child's active participation.
Palavras-chave: Educação Infantil
Child education
Avaliação
Crianças
Aprendizagem
Evaluation
Kids
Learning
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6029
Grupo de pesquisa: GPEDIN - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil
Vocabulário controlado: Educação infantil - Finalidades e objetivos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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