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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6106
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O processo de feminização do magistério: uma análise das histórias e memórias de professoras aposentadas no município de Benjamin Constant/AM |
metadata.dc.creator: | Santos, Anny Katharine Mesquita dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Jarliane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mota, Marinete Lourenço |
metadata.dc.contributor.referee2: | Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC traz como temática o processo de feminização no magistério, uma análise das histórias e memórias de professoras aposentadas no município de Benjamin Constant. Tem como objetivo geral investigar a feminização no magistério, por meio de depoimentos de professoras aposentadas do município de Benjamin Constant/AM. Os objetivos específicos são: Buscar referências bibliográficas abordando a feminização do magistério no país; Pesquisar dados estatísticos recentes retratando o aumento das mulheres na educação; Coletar depoimentos acerca de professoras aposentadas e sua inserção no magistério. As reflexões trazidas aqui trazem as dificuldades enfrentadas e a quebra de paradigmas na sociedade em que pese à existência de hierarquia de poder sobre os gêneros, onde as mulheres são consideradas sexo frágil; as lutas por seus direitos em ter lugar profissional e voz na sociedade resistindo a falsas doutrinas religiosas de que o homem deve ser consideradoo pilar principal da família e a mulher uma figura submissa. Esse tipo de estudo na área da educação contribui para luta pela igualdade de gênero em que ambos os gêneros podem contribuir para a política, saúde e educação. Os principais teóricosque embasaram na discussão deste trabalho foram Almeida (1998); Arroyo (2001); Louro (2007); Nóvoa (1995); Thompson (1998), entre outros que contribuem com pesquisas acerca dessa temática. Como metodologia foi utilizada a História Oral, dando voz às mulheres na oportunidade delas se posicionarem diante de tantos questionamentos a seu respeito na sociedade, trazido por Thompson (1998) que a história oral devolve a história às pessoas em suas próprias palavras. E ao lhes dar um passado, ajuda-as também a caminhar para um futuro construído por elas mesmas. Assim entendemos que este trabalho pode contribuir para a colaboração e reflexão às políticas públicas voltadas para a feminização da educação e a necessidade de pautar essa temática nas universidades, para serem debatidas e dialogadas.Como obtenção do resultado da pesquisa a partir das falas das professoras aposentadas, o processo da feminização no magistério em Benjamin Constant se deu pela classificação de gêneros em que o ensino e a preparação para o magistério se deu mais para as meninas da época. A oportunidade de trabalho e carência profissional também influenciou na opção de ingressarem nessa carreira. Por essas razões, a feminização no magistério foi ganhando espaço e potência. |
Abstract: | Este Trabajo de Conclusión del Curso - TCC tiene como tema el proceso de feminización en la docencia, un análisis de las historias y memorias de docentes jubiladas en el municipio de Benjamín Constant. Su objetivo general es investigar la feminización en la enseñanza, por a través de testimonios de docentes jubilados del municipio de Benjamin Constant/AM. Los objetivos específicos son: Buscar referencias bibliográficas que aborden la feminización de la enseñanza en el país; Buscar datos estadísticos recientes representando el ascenso de las mujeres en la educación; Recoger testimonios sobre docentes jubilados y su inserción en la profesión docente. Las reflexiones traídas aquí traen las dificultades enfrentadas y la ruptura de paradigmas en la sociedad en a pesar de la existencia de una jerarquía de poder sobre los géneros, donde las mujeres son consideradas el sexo débil; lucha por sus derechos a tener un lugar profesional y una voz en la sociedad, resistiendo las falsas doctrinas religiosas de que el hombre debe ser consideraba el principal pilar de la familia y la mujer una figura sumisa. Este tipo de estudio en el campo de la educación contribuye a la lucha por la igualdad de género en la que ambos géneros pueden contribuir a la política, la salud y la educación. Los principales los teóricos que fundamentaron la discusión de este trabajo fueron Almeida (1998); Arroyo (2001); Rubia (2007); Novoa (1995); Thompson (1998), entre otros que contribuyen a la investigación sobre este tema. Como metodología, la La Historia Oral, dando voz a las mujeres en la oportunidad de que ellas se posicionen frente a tantos interrogantes sobre ellas en la sociedad, planteada por Thompson (1998) que la historia oral devuelve la historia a las personas en sus propias palabras. Y al darles un pasado también les ayuda a caminar hacia un futuro construido por ellos mismos. Así, entendemos que este trabajo puede contribuir a la colaboración y reflexión sobre políticas públicas dirigidas a la feminización de la educación y la necesidad de orientar este tema en las universidades, para ser debatido y dialogado Para obtener el resultado de la investigación a partir de los testimonios de docentes jubilados, se llevó a cabo el proceso de feminización de la profesión docente en Benjamin Constant por la clasificación de géneros en que la docencia y la preparación para la docencia era más para las niñas de la época. La oportunidad laboral y la escasez profesional también influyeron en la opción de incorporarse a esta carrera. Por estas razones, la feminización en la profesión docente fue ganando espacio y potencia. |
Keywords: | Feminização Magistério Educação Professoras História oral |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6106 |
metadata.dc.subject.controlado: | Professores aposentados - Benjamin Constant (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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