Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6134
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise das concepções dos docentes de física sobre ensino-aprendizagem e seu processo de formação com base na teoria da atividade.
Título(s) alternativo(s): An analysis of physics teachers' conceptions about teaching and learning and their training process based on the theory of activity
Autor(a): Leal, katicilene Seixas
Orientador(a): Silva, Lúcio Fábio Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabrício Valentim da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Filho, Wanderley Vitorino da
Resumo: Este trabalho buscou compilar o estudo “Motivos para Educação Cientifica: Uma Análise com Professores de Física a Partir da Teoria da Atividade”, dos autores Toti e Silva (2018), com o intuito de reexaminar as conclusões dos autores e analisar os desdobramentos dessa aplicação em um contexto regional diferente. Nesse contexto, apresente pesquisa visa analisar as concepções que norteiam as atividades dos docentes através dos parâmetros gerados pela Teoria da Atividade de Leontiev (1978). E por objetivos específicos revisar as estruturas apresentadas nos referenciais teóricos dos artigos estudados, ainda sintetizar uma matriz que conduz as atividades dos egressos/docentes/alunos participantes do Programa Residência Pedagógica, investigada através do questionário gerado pelos referenciais teóricos do artigo analisado e entender como se dá a reflexão dos mesmos sobre o ensino aprendizagem, sua formação e práticas pedagógicas, a partir dos seus saberes teóricos e práticos. E com esses objetivos, pretendeu-se indagar o trabalho educador em um nível epistemológico e ideológico para ressaltar conexão entre as significações objetivas e os sentidos pessoais, e entre as concepções de ensino aprendizagem na edificação de motivos para a educação cientifica. A abordagem metodológica empregada nesta pesquisa é de cunho qualitativo exploratório, usando como instrumento fundamental de coleta de dados um questionário organizado, a partir dos objetivos indicados para a análise com questões abertas e fechadas, disponibilizado pelo aplicativo de gerenciamento de pesquisa Google Forms em que as perguntas são discutidas trazendo os parâmetros dos autores referenciados no artigo de teor das categorias comparáveis à Teoria da Atividade de Leontiev (1978) fundamentados no artigo de Toti e Silva (2018). Através da análise dos dados realizada verificou-se que as subcategorias: “Física como elemento importante da cultura” e “Estudar Física para exercer a cidadania”, convergentes com as categorias de significação objetiva de Natureza Humanística e Natureza Política, respectivamente, foram mencionadas uma única vez pelos participantes, gerando certa inquietação ao pesquisador, ao saber que a Física é pouco relacionada com elementos culturais e da sociedade. Tais resultados, convergem com os resultados encontrados por Toti e Silva (2018), no que tange ao processo de ensino-aprendizagem de Física, conclui-se haver ainda a necessidade da existência da construção de motivos eficazes por parte dos sujeitos para que tal processo seja de fato significativo. Em relação a formação dos professores, ressalta-se a importância da frequência das discussões de temáticas relevantes como a relação Física-Sociedade-Política, pouco mencionadas nos discursos dos participantes, mas essenciais para uma formação crítico-reflexiva docente.
Resumo em outro idioma: This work sought to compile the study “Reasons for Science Education: An Analysis with Physics Teachers from the Activity Theory”, by the authors Toti and Silva (2018), in order to re-examine the authors' conclusions and analyze the consequences of this application in a different regional context. In this context, this research aims to analyze the conceptions that guide the activities of teachers through the parameters generated by Leontiev's Activity Theory (1978). And for specific purposes, review the structures presented in the theoretical references of the studied articles, also synthesize a matrix that conducts the activities of alumni/professors/students participating in the Pedagogical Residency Program, investigated through the questionnaire generated by the theoretical references of the analyzed article and understand how to gives their reflection on teaching and learning, their training and pedagogical practices, based on their theoretical and practical knowledge. And with these objectives, it was intended to investigate the educator's work at an epistemological and ideological level to emphasize the connection between objective meanings and personal meanings, and between teaching-learning concepts in the construction of reasons for scientific education. The methodological approach used in this research is of an exploratory qualitative nature, using an organized questionnaire as a fundamental instrument for data collection, based on the objectives indicated for the analysis with open and closed questions, made available by the Google Forms search management application in which the questions are discussed bringing the parameters of the authors referenced in the article of content of categories comparable to Leontiev's Activity Theory (1978) based on the article by Toti and Silva (2018). Through data analysis, it was found that the subcategories: "Physics as an important element of culture" and "Studying Physics to exercise citizenship", converging with the objective meaning categories of Humanistic Nature and Political Nature, respectively, were mentioned only once by the participants, generating some concern for the researcher, knowing that Physics is little related to cultural and society elements. These results converge with the results found by Toti and Silva (2018), with regard to the teaching-learning process in Physics, it is concluded that there is still a need for the construction of effective reasons by the subjects for such a process. is indeed significant. Regarding teacher education, the importance of frequent discussions on relevant topics such as the Physical-Society-Politics relationship is highlighted, little mentioned in the participants' speeches, but essential for a critical-reflective teacher education.
Palavras-chave: Teoria da Atividade
Activity Theory
Ensino Aprendizagem de Ciências
Formação Inicial
Teaching Learning Science
Initial Formation
Teacher training
Concepts of Teaching and Learning
Formação de Professores
Concepções de Ensino aprendizagem
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6134
Vocabulário controlado: Professores - Formação
Professores de física - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_katicileneLeal.pdf475,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.