Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6184
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção ambiental de estudantes de Itacoatiara (AM) sobre os répteis
Autor(a): Oliveira, Edinelza Martins de
Orientador(a): Takahashi, Erico Luís Hoshiba
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Samantha Aquino
metadata.dc.contributor.referee2: Hattori , Gustavo Yomar
Resumo: A região amazônica abriga uma rica biodiversidade, onde estão inseridas várias espécies de répteis, estas vivem em diferentes ambientes tanto aquático quanto terrestre. Porém, devido à grande expansão populacional da humanidade, as espécies de répteis, principalmente os quelônios e jacarés, tornam-se vulneráveis quando não ocorre uma preocupação em construir estratégias para a conservação dessas espécies de animais. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar e avaliar informações dos estudantes de Itacoatiara-AM sobre os répteis. Para tal objetivo, foi realizado a aplicação de questionário com alunos de três escolas do ensino fundamental II, sendo ensino Remoto através da plataforma Google Forms e presencialmente por Ensino Híbrido. Para as análises, os dados foram organizados em frequências de palavras-chaves das respostas dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos alunos destacam os répteis com grande importância ecológica para a natureza e para a população, pois contribuem para a alimentação e economia de diversas populações ribeirinha da região amazônica. Além disso, os estudantes demonstraram a preocupação sobre conservar as espécies, incentivando a comunidade escolar a criações de projetos, palestras desenvolvidas nas instituições de ensino e ações em comunidades rurais (locais que residem alguns alunos), com o intuito de fortalecer as ações educacionais sustentáveis da região. Com os resultados, conclui-se que é de suma importância a existência de trabalhos voltados para o conhecimento dos alunos em relação a herpetologia no Amazonas, considerando a dimensão biológica na região. Esses estudos contribuem para a realização de programas de conservação e preservação como o projeto Pé de pincha e projetos realizados pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Resumo em outro idioma: The Amazon region has a rich biodiversity, where several species of reptiles which live in different environments both aquatic and terrestrial. However, due to the great population expansion of humanity, species of reptiles, especially turtles and jacares, become vulnerable when there is no concern to build strategies for the conservation of these species of animals. Thus, this work aimed to investigate and evaluate information from students from Itacoatiara-AM about reptiles. For this purpose, a questionnaire was applied with students from three elementary schools II, being Remote teaching through the Google Forms platform and in person through Hybrid Teaching. For the analyses, the data were organized into keyword frequencies of the students' responses. The results obtained show that most students highlight reptiles with great ecological importance for nature and for the population, as they contribute to the food and economy of several riverside populations in the Amazon region. In addition, students showed concern about conserving species, encouraging the school community to create projects, lectures developed in educational institutions and actions in rural communities (places where some students live), with the aim of strengthening sustainable educational actions. The conclusion is that the existence of works evaluating the knowledge of students in relation to herpetology in Amazonas is of paramount importance, considering the biological dimension in the region. These studies contribute to the implementation of conservation and preservation programs such as the “Pé de Pincha” project and projects carried out by the Mamirauá Sustainable Development Reserve.
Palavras-chave: Répteis
Reptiles
Conservação
Importância ecológica
Alimentação
Educação Ambiental
Conservation
Ecological importance
Food
Environmental education
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6184
Vocabulário controlado: Educação física (Ensino Fundamental) - Itacoatiara (AM)
Répteis - Estudo
Biodiversidade - Conservação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EdinelzaOliveira.pdf786,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.