Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Terezinha Duarte-
dc.contributor.referee2Souza, Anne Mariette Alves Costa-
dc.creatorSilva, Náira Shelda Aquino-
dc.date.accessioned2022-05-06T13:00:36Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-06T13:00:36Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187-
dc.description.abstractThis research aimed to map and analyze the productions on playing in the annals of GT 07 of ANPEd in the last ten years (2011-2021). To conduct this investigation, we worked with a qualitative approach and with the methodology of bibliographic research and descriptive analysis. We used as methodological procedures the search in the GT annals from the descriptor “brincar” and later the reading of the abstracts. Eight (8) works were mapped. We found in the investigations the importance of playing for early childhood from the perspective of different fields of studies, pedagogy, anthropology, psychology and sociology of childhood, using as theoretical reference Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, and Wiliam Corsaro, scholars and theorists already consolidated in the area of childhood and play studies. . It also highlights in the analysis of these productions the breadth of research on the theme of play, as each author emphasizes in an analysis perspective that firstly contemplates the playful as a primordial axis for the teaching and learning process, however the titles of the research are very different from each other.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou mapear e analisar as produções sobre o brincar nos anais do GT 07 da ANPEd nos últimos dez anos (2011-2021).Para conduzir essa investigação, trabalhamos com a abordagem qualitativa e com a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise descritiva . Utilizamos como procedimentos metodológicos a busca nos anais do GT a partir do descritor “brincar” e posteriormente a leitura dos resumos. Foram mapeados 8 (oito) trabalhos. Constatamos nas investigações a importância do brincar para primeira infância a partir da ótica de diferentes campos de estudos: pedagogia, antropologia, psicologia e sociologia da infância, utilizando como referencial teórico Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, e Wiliam Corsaro, estudiosos e teóricos já consolidados na área dos estudos da infância e do brincar. Destaca ainda na análise destas produções a amplitude as pesquisas sobre a temática do brincar, pois cada autor frisa em uma perspectiva de análise que primeiramente contempla o lúdico como um eixo primordial para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto os títulos das pesquisas são muito diferentes um do outro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.subjectProduções acadêmicaspt_BR
dc.subjectAnpedpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO brincar: a produção acadêmica do GT da ANPEDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-04-26-
dc.publisher.localpubHumaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subject.controladoJogos infantis simbólicospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NáiraSilva.pdf714,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.