Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6199
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação profissional e prática docente: uma análise do ensino desenvolvido por professores de Biologia e Química do município de Itacoatiara – AM
Autor(a): Sampaio, Lissandra Santana
Orientador(a): Souza, Margarida Carmo de
metadata.dc.contributor.referee1: Carmo, Dominique Fernandes de Moura do
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Samantha Aquino
Resumo: A formação e prática docente são objetos de estudo desde muito cedo, pois conhecer os educadores e sua atuação no processo de ensino, implica em conhecer os desafios dessa prática. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo analisar o perfil e atuação profissional de professores de ensino médio das disciplinas de Biologia e Química de 12 escolas estaduais do município de Itacoatiara – AM. Para isso, a metodologia contou com uma abordagem quanti – qualitativa de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário online, contendo questões abertas e fechadas. Observou-se com os resultados, que a maioria do público de professores participantes está na faixa etária entre 26 a 40 anos, caracterizando um grupo jovem, onde todos possuem ensino superior, sendo que 48% são egressos do curso de Licenciatura em ciências: química e biologia e 69% possuem pós-graduação. Verificou-se também, que muitos dos professores utilizam com maior frequência estratégias e recursos caracterizados do ensino tradicional, como a aula expositiva e livro didático. Além disso, os resultados obtidos, mostram que 34 % dos docentes consideraram como ruim ou péssima a adesão dos alunos ao formato de ensino remoto, como também, no relato desses profissionais, o acesso à internet e a recursos tecnológicos foi um dos grandes desafios para o ensino durante a pandemia. Concluímos que diante dos resultados é necessário a realização de mais pesquisa na área, que possam aprofundar a temática, assim como, compreendermos os aspectos presentes nas instituições de ensino que limitam a atuação do profissional docente.
Resumo em outro idioma: Training and teaching practice are objects of study from a very early age, since knowing educators and their role in the teaching process implies knowing the challenges of this practice. In this perspective, the present work aims to analyze the profile and professional performance of high school teachers of the disciplines of Biology and Chemistry from 12 state schools in the municipality of Itacoatiara - AM. For this, the methodology had a quantitative - qualitative approach of descriptive character, with the application of an online questionnaire, containing open and closed questions. It was observed with the results that the majority of the public of participating teachers is in the age group between 26 and 40 years old, characterizing a young group, where all of them have higher education, with 48% being graduates of the Licentiate in Sciences: Chemistry and biology and 69% have a postgraduate degree. It was also found that many of the teachers more often use strategies and resources characterized by traditional teaching, such as lectures and textbooks. In addition, the results obtained show that 34% of the teachers considered the students' adherence to the remote teaching format as bad or very bad, as well as, in the report of these professionals, access to the internet and technological resources was one of the great challenges for them. teaching during the pandemic. We conclude that, in view of the results, it is necessary to carry out more research in the area, which can deepen the theme, as well as understand the aspects present in educational institutions that limit the performance of the teaching professional.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher training
Ensino de ciências: biologia e química
Science teaching: biology and chemistry
Recursos didáticos
Didactic resources
Ensino Remoto
Remote Teaching
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6199
Vocabulário controlado: Professores - Formação
Recursos audiovisuais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LissandraSampaio.pdf.1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.