Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6239
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: O desenvolvimento psicomotor na prática pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Jaime Lobato
Título(s) alternativo(s): Psychomotor development in the pedagogical practice of early childhood education of the Jaime Lobato Educational Center
Autor(a): Santos, Carliane Prata dos
Orientador(a): Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Joelma Cerdeira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Rosana Ramos de
Resumo: O presente estudo intitulado “O Desenvolvimento Psicomotor na Prática Pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Jaime Lobato” tem por objetivo conhecer a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, bem como investigar como acontece a prática do desenvolvimento psicomotor em uma sala de aula do Centro Educacional Infantil Jaime Lobato Parintins/AM. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa (TEIXEIRA, 2009). Para o levantamento de dados foi aplicado o questionário aberto com 4 professoras de diferentes turmas da Educação Infantil. Este estudo está fundamentado nos autores Wallon (1995), Le Boulch (1988), Vitor da Fonseca (1998), Winnicott (1975), dentre outros que debatem sobre a importância da psicomotricidade, suas funções, práticas, fases e contribuições para a educação. A psicomotricidade é um conjunto de ações educativas fundamentada na concepção de movimento que contribui com o processo de aprendizagem das crianças utilizando-se dos movimentos para atingir outras habilidades. Dessa forma, a pesquisa alcançou o objetivo esperado, compreender como a psicomotricidade é desenvolvida na prática pedagógica do professor conhecendo sua importância para o desenvolvimento infantil.
Resumo em outro idioma: This study entitled "Psychomotor Development in the Pedagogical Practice of Early Childhood Education of the Jaime Lobato Educational Center" aims to know the importance of psychomotricity for child development, as well as to investigate how psychomotor development practice happens in a classroom of the Jaime Lobato Parintins/AM Children's Educational Center. The study is a field and bibliographic research with a qualitative approach (TEIXEIRA, 2009). For data collection, the open questionnaire was applied with 4 teachers from different classes of Early Childhood Education. This study is based on the authors Wallon (1995), Le Boulch (1988), Vitor da Fonseca (1998), Winnicott (1975), among others who discuss the importance of psychomotricity, its functions, practices, phases and contributions to education. Psychomotricity is a set of educational actions based on the conception of movement that contributes to the learning process of children using movements to achieve other skills. Thus, the research achieved the expected objective, understanding how psychomotricity is developed in the pedagogical practice of the teacher knowing its importance for child development.
Palavras-chave: Psicomotricidade
Educação Infantil
Aprendizagem
Prática Pedagógica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6239
Vocabulário controlado: Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento cognitivo
Qualidade de vida
Materiais pedagógicos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CarlianePrata.pdfPedagogia - Licenciatura - Parintins446,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.