Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6243
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo da influência socioeconômica no processo de escolha de curso pelos acadêmicos de administração do Instituto de Natureza e Cultura/Universidade Federal do Amazonas
Autor(a): Tello, Herenio Penedo
Orientador(a): Nogueira, Juvan Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Márcio Gleick Félix de
metadata.dc.contributor.referee2: Olavo, Antônio Vagner Almeida
Resumo: A economia, cada vez mais, tem influenciado no processo de escolha nos mais diferentes grupos sociais, tornando-se de suma importância para entender como e porquê grupos e indivíduos fazem escolhas, permitindo-nos saber e eventualmente prever as escolhas que farão no futuro a partir das escolhas feitas no passado. O presente trabalho teve como objetivo compreender como o perfil socioeconômico pode influenciar no processo de escolha de curso pelos acadêmicos de Administração do Instituto de Natureza e Cultura / Universidade Federal do Amazonas, localizada no município de Benjamin Constant-AM. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. O universo de amostra foram os acadêmicos de administração. O principal meio utilizado para coleta de dados foi a ferramenta científica Google Forms. Como resultado observou-se que o perfil socioeconômico dos acadêmicos pode ser definido com pais (mãe e pai) com nível de escolaridade prevalente abaixo do ensino médio, a maioria dos alunos reside em casa ou apartamento com a família, mais da metade recebe benefício social (auxílio estudantil) fornecido pela UFAM e benefícios sociais fornecido pelo Governo (Bolsa Família, Auxílio Emergencial), mais da metade desenvolve atividade remunerada com vínculo de estágio e trabalho autônomo, renda familiar predominante entre R$ 501,00 a 1.040,00. Como principal fator que influência na escolha de curso foi destaque as condições financeiras, seguido por vocação própria, proporção de amplo mercado de trabalho e falta de opções de curso. A pesquisa revelou também que as principais dificuldades percebidas pelos acadêmicos para cursar Administração no INC são: política de assistência estudantil insuficiente (bolsas, auxílios, etc.), residir distante da família, estudar no turno vespertino, perda de oportunidade de estágio/trabalho devido à incompatibilidade de horários com as aulas, aprendizado nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e; Engenharias.
Resumo em outro idioma: La economía ha influido cada vez más en el proceso de elección en diferentes grupos sociales, por lo que es extremadamente importante comprender cómo y por qué los grupos y individuos toman decisiones, lo que nos permite conocer y posiblemente predecir las decisiones que tomarán en el futuro por las elecciones hechas en el pasado. Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo el perfil socioeconómico puede influir em el proceso de elección de um curso por parte de estudiantes de Administración de Empresas del Instituto de Naturaleza y Cultura / Universidad Federal de Amazonas, ubicado em la ciudad de Benjamin Constant-AM. Se trata de uma investigación de campo exploratoria com um enfoque cualitativo. El universo de la muestra fueron los académicos de gestión. El principal medio utilizado para la recopilación de datos fue la herramienta científica Google Forms. Como resultado, se observó que el perfil socioeconómico de los estudiantes puede definirse como padres (madre y padre) com um nivel de educación prevalente por debajo de la secundaria, la mayoría de los estudiantes viven em uma casa o departamento com su familia, más de la mitad reciben servicios sociales. Beneficios (asistencia estudiantil) proporcionados por la UFAM y beneficios sociales proporcionados por el gobierno (Asignación Familiar, Asistencia de Emergencia), más de la mitad de ellos se dedican al trabajo remunerado com pasantía y autoempleo, com um ingreso familiar predominante entre R $ 501,00 y 1.040,00 . El factor principal que influyó em la elección del curso fueron las condiciones financieras, seguidas de su propia vocación, la proporción de um gran mercado laboral y la falta de opciones de cursos. La investigación también reveló que las principales dificultades percibidas por los académicos para estudiar Administración em el INC son: política insuficiente de asistencia al estudiante (becas, becas, etc.), vivir lejos de la familia, estudiar em el turno de tarde, pérdida de la oportunidad de prácticas / trabajo. Por incompatibilidad de horarios com clases, aprendizaje em las áreas de Ciencias Exactas y de la Tierra y; Ingenieria.
Palavras-chave: Economia
Escolha
Influência
Social
Socioeconômico
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6243
Vocabulário controlado: Ensino superior - Administração
Ensino superior - Aspectos econômicos
Estudantes universitários - Avaliação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HerenioTello.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.