Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6280
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A (Des) Motivação (das) dos Estudantes na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(a): | Batalha, Fernando Barroso |
Orientador(a): | Ferreira, Jarliane da Silva |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado A (Des) Motivação dos (das) Estudantes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, foi realizada no município de São Paulo de Olivença-AM. Esta pesquisa procura salientar a importância da motivação para os processos de acesso e permanência na Educação dos Jovens e Adultos. A pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar os fatores motivacionais voltados para o acesso e permanência escolar dos estudantes da EJA; e específicos: Identificar o perfil sociocultural dos estudantes da EJA; Discutir a motivação voltada para o retorno escolar; Averiguar os mecanismos (transporte, merenda escolar, livros, internet), que contribuem para a permanência escolar. Como metodologia optou-se neste estudo pela abordagem qualitativa, pois esse tipo de pesquisa estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. Na pesquisa houve a aplicação de questionários e entrevistas com os alunos do 1º Segmento da EJA, Etapa 2 (4° e 5° ano) da Escola Estadual Professora Nilce Rocha Coêlho. Os principais teóricos que embasaram a discussão deste trabalho foram: Freire (1992); Gadotti (2008); Boruchovitch e Bzuneck (2009), entre outros que discutem sobre motivação e que abordam sobre a educação de Jovens e Adultos de modo geral, bem como os que trazem a contribuição para a especificidade da pesquisa. Como resultado podemos identificar o perfil dos estudantes, são jovens cada vez mais jovens na EJA, o público agora é outro, se antes eram adultos e idosos, hoje são, em sua maioria, adolescentes com faixa etária de 16 anos e adultos jovens, que não buscam apenas aprender a ler e escrever, eles almejam ir além, buscam se formar e se qualificar para o mercado de trabalho, pois deixam claro a vontade de poder melhorar sua qualidade de vida através da educação. Assim, entendemos que este trabalho pode contribuir para a colaboração e reflexão às políticas públicas voltadas para a EJA e a necessidade de pautar essa temática nas universidades, para serem debatidas e dialogadas. |
Resumo em outro idioma: | Este Trabajo de Conclusión del Curso intitulado la (des) motivación de (das) estudiantes en la educación de jóvenes y adultos – EJA, en la ciudad de São Paulo de Olivença-AM. Esta pesquisa busca enfatizar la importancia de la motivación para los procesos de acceso y permanencia en la Educación de Jóvenes y Adultos. Esta pesquisa tiene como objetivo general: Analizar los factores motivacionales dirigidos al acceso y permanencia en la escuela de los alumnos de la EJA; y específicos: Identificar el perfil sociocultural de los estudiantes de EJA; Discutir la motivación para regresar a la escuela; Investigar los mecanismos (transporte, alimentación escolar, libros, internet, que contribuyen a la permanencia escolar. Como metodología se optó en este estudio por un enfoque cualitativo, ya que este tipo de investigación estudia aspectos subjetivos de los fenómenos sociales y del comportamiento humano. La aplicación de cuestionarios y entrevistas con estudiantes del 1º Segmento de EJA, Etapa 2 (4º y 5º año) de la Escola Estadual Professora Nilce Rocha Coêlho.Los principales teóricos que fundamentaron la discusión de este trabajo fueron: Freire (1992), Gadotti (2008), Boruchovitch y Bzuneck (2009); Brasil (2005), entre otros que discuten la motivación y abordan la educación de Jóvenes y Adultos en general y otros que contribuyen a la especificidad de la En los resultados de la investigación podemos identificar los perfil de los estudiantes, son cada vez más jóvenes, el público es diferente, si antes eran adultos y ancianos, ahora son en su mayoría adolescentes con 16 años y adultos jóvenes hasta 33 años, que no solo buscan aprender a leer y escribir, pretenden ir más allá, buscan graduarse y calificar para el mercado laboral, ya que manifiestan el deseo de poder mejorar sus habilidades en la vida a través de la educación. Así, entendemos que este trabajo puede contribuir a la colaboración y reflexión sobre las políticas públicas dirigidas a EJA y la necesidad de orientar este tema en las universidades, para ser debatido y dialogado. |
Palavras-chave: | Motivação Educação Contexto escolar EJA - Educação de Jovens e Adultos |
Área de conhecimento - CNPQ: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6280 |
Vocabulário controlado: | Prática de ensino |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_FERNANDO BATALHA.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.