Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6302
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esporte como conteúdo curricular: da formação do pedagogo/a à BNCC
Autor(a): Silva, Leonardo Gervásio da
Orientador(a): ALVES, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Jonatha Daniel dos
metadata.dc.contributor.referee2: Barroso, Francisca Chagas da Silva
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, buscou desenvolver um estudo focado na formação em licenciatura em Pedagogia, especificamente, no que se refere ao componente Curricular de Educação Física desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo central analisar como se constitui o esporte como conteúdo curricular nos documentos curriculares, especificamente da BNCC, levando em consideração elementos históricos da formação do/a pedagogo/a para atuar com este objeto de conhecimento. Como objetivo específico: a) Perceber os elementos que compõem a formação do pedagogo para atuar com o componente curricular de Educação Física, especificamente com atividades esportivas; b) Descrever o esporte como conteúdo curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental; c) Apresentar as Políticas Educacionais que formulam do Componente Curricular de Educação Física nos anos iniciais; d) Analisar como a BNCC apresenta o esporte como conteúdo curricular para o Ensino Fundamental I. Para tanto, pautamos na perspectiva de pesquisa qualitativa de Rey (2005) que traz uma ideia de método que não se firma, mas se define e redefine dentro do seu próprio processo, assim como foi utilizado como instrumento para produção de dados a revisão de literatura e análise documental da política curricular instituída pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o desenvolvimento do componente curricular de Educação Física nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, temos observado que a formação inicial dos professores formados em Pedagogia quando produzido levando em consideração o esporte como conteúdo curricular não apresenta elementos necessários para a compreensão deste objeto de conhecimento como condicionante para pensar as dinâmicas de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a BNCC não leva em consideração que os sujeitos que desenvolverão esta disciplina no âmbito do Ensino Fundamental I, são profissionais/pedagogos com formação para a motricidade, psicomotricidade e jogos lúdicos e não, necessariamente, professores formados em Educação Física, o que dificulta o desenvolvimento e percepção do esporte como elemento descritivo de saúde, relação social e econômica.
Resumo em outro idioma: The present Course Completion Work - TCC, sought to develop a study focused on training in a degree in Pedagogy, specifically, with regard to the Curriculum component of Physical Education developed in the early years of Elementary School. Its main objective is to analyze how sport is constituted as a curricular content in curricular documents, specifically in the BNCC, taking into account historical elements of the pedagogue's formation to work with this object of knowledge. As a specific objective: a) To understand the elements that make up the formation of the pedagogue to work with the curricular component of Physical Education, specifically with sports activities; b) Describe sport as a curricular content in the early years of Elementary School; c) Present the Educational Policies that formulate the Curricular Component of Physical Education in the initial years; d) To analyze how the BNCC presents sport as curricular content for Elementary School I. For that, we base ourselves on Rey's (2005) qualitative research perspective, which brings an idea of a method that is not established, but is defined and redefined within the its own process, as well as the literature review and document analysis of the curriculum policy instituted by the National Common Curricular Base - BNCC for the development of the Physical Education curricular component in the early years of elementary school. In view of this, we have observed that the initial training of teachers trained in Pedagogy, when produced taking into account sport as a curricular content, does not present the necessary elements for the understanding of this object of knowledge as a condition for thinking about the dynamics of learning. At the same time, the BNCC does not take into account that the subjects who will develop this subject within Elementary School I are professionals/pedagogues trained in motor skills, psychomotricity and playful games and not necessarily teachers trained in Physical Education, the that hinders the development and perception of sport as a descriptive element of health, social and economic relationship.
Palavras-chave: Esporte
BNCC
Formação em Pedagogia
Educação Física nos Anos Iniciais.
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6302
Vocabulário controlado: Educação física (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ LeonardoSilva.pdf412,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.