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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Efeitos da realidade virtual no equilíbrio de crianças com síndrome de down
metadata.dc.creator: Souza, Francisca Railane da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Leite, William bezerra
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia da realidade virtual no equilíbrio em crianças com Síndrome de Down atendidas na Associação Pestallozi do município de Coari- AM. Trata-se de um estudo ensaio clinico controlado randomizado. O estudo foi composto por 6 crianças com SD entre a faixa etária de 8 a 17 anos de idade, no estudo foram divididos em dois grupos (Grupo experimental e Grupo controle). Ambos grupos foram avaliados com a escala de equilíbrio pediátrica (EEP). Somente o grupo experimental foi submetido à um treinamento de realidade virtual com o uso do Xbox, foram realizadas 10 sessões de 30 minutos de duração máxima, 2 vezes por semana, no período de dois meses. Após esse período, ambos os grupos foram novamente avaliados com os instrumentos descritos. A análise dos dados foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk, bem como de homogeneidade pelo teste de Levene. A verificação de diferenças foi pelo teste ANOVA e teste de Tukey, sendo o nível de significância p 0,05. Os dados foram analisados pelo o Jamovi Training, (versão 2.2.5 para Windows). Verificou-se que as crianças submetidas na realidade virtual obtiveram um nível de significância melhor comparado as crianças que não foram submetidas a RV. O estudo mostrou-se eficiente no equilíbrio em crianças com SD, configurando-se um instrumento importante para tratamento em fisioterapia.O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia da realidade virtual no equilíbrio em crianças com Síndrome de Down atendidas na Associação Pestallozi do município de Coari- AM. Trata-se de um estudo ensaio clinico controlado randomizado. O estudo foi composto por 6 crianças com SD entre a faixa etária de 8 a 17 anos de idade, no estudo foram divididos em dois grupos (Grupo experimental e Grupo controle). Ambos grupos foram avaliados com a escala de equilíbrio pediátrica (EEP). Somente o grupo experimental foi submetido à um treinamento de realidade virtual com o uso do Xbox, foram realizadas 10 sessões de 30 minutos de duração máxima, 2 vezes por semana, no período de dois meses. Após esse período, ambos os grupos foram novamente avaliados com os instrumentos descritos. A análise dos dados foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk, bem como de homogeneidade pelo teste de Levene. A verificação de diferenças foi pelo teste ANOVA e teste de Tukey, sendo o nível de significância p 0,05. Os dados foram analisados pelo o Jamovi Training, (versão 2.2.5 para Windows). Verificou-se que as crianças submetidas na realidade virtual obtiveram um nível de significância melhor comparado as crianças que não foram submetidas a RV. O estudo mostrou-se eficiente no equilíbrio em crianças com SD, configurando-se um instrumento importante para tratamento em fisioterapia.
Abstract: The objective of this study was to analyze the effectiveness of virtual reality on balance in children with Down Syndrome attended at the Pestallozi Association in the municipality of Coari-AM. This is a randomized controlled clinical trial study. The study consisted of 6 children with DS between the age group of 8 to 17 years old, in the study they were divided into two groups (Experimental Group and Control Group). Both groups were assessed using the Pediatric Balance Scale (EEP). The experimental group sessions of virtual duration, two reality training using the 100 minutes of maximum duration, twice a week a period of months. After this period, both groups were evaluated again with the instruments described. Data analysis was performed using the Shapiro-Wilk test, as well as the homogeneity test using the Levene test. Differences were verified using the ANOVA test and the Tukey test, with a significance level of p 0.05. Data were analyzed by Jamovi Training, (version 2.2.5 for Windows). It was found that children who underwent virtual reality had a better level of significance compared to children who did not undergo VR. The study proved to be efficient in the balance in children with DS, constituting an important instrument for treatment in physical therapy.
Keywords: Equilíbrio Postural
Realidade Virtual
Síndrome de Down
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Fisioterapia - Bacharelado - Coari
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6384
metadata.dc.subject.controlado: Equilíbrio (Fisiologia)
Comunicação e tecnologia
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