Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hamilton Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1192342751098378pt_BR
dc.creatorFelix, Ronaldo Santos de-
dc.date.accessioned2022-09-30T18:01:07Z-
dc.date.available2022-09-30-
dc.date.available2022-09-30T18:01:07Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6386-
dc.description.abstractThe present work presents the internship reports of teaching Libras as L1 and L2 from the Literature course – Libras, at the Federal University of Amazonas – UFAM. It was based on the authors Dorziat (1999), Ciccone (1996), Guarinello (2007), Lacerda (1998), Gorski; Freitag (2010) and Kalatai; Streiechen (2012) for teaching L1 and the authors Felipe (2006), Gesser (2010) and Brown (1994) for teaching L2. The adopted methodology was the observation of remote classes, for the L1 internship, and in-person for the L2 internship, between the months of August and November. In the L1 internship, the 11 guest teachers, all deaf, reported their experiences in the classroom and what teaching methodologies/strategies they use with deaf students. In the L2 internship, we were able to observe their teaching methodologies and practices in person at the Centro Cultaral Aníbal Beça with 2 teachers, a listener and a deaf person. After analyzing the two internship reports, the main objectives of this work were reached, which was the conclusion of the course and learning of teaching methodologies to act as a Libras teacher.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os relatórios de estágio de ensino de Libras como L1 e L2 do curso de Letras – Libras, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Baseou-se nos autores Dorziat (1999), Ciccone (1996), Guarinello (2007), Lacerda (1998), Gorski; Freitag (2010) e Kalatai; Streiechen (2012) para o ensino de L1 e os autores Felipe (2006), Gesser (2010) e Brown (1994) para ensino de L2. A metodologia adotada foi a observação de aulas remotas, para o estágio de L1, e presenciais para o estágio de L2 entre os meses de agosto e novembro. No estágio de L1 os 11 professores convidados, todos surdos, relataram suas vivências em sala de aula e quais metodologias/estratégias de ensino utilizam com os alunos surdos. No estágio de L2 pudemos observar suas metodologias e práticas de ensino de forma presencial no Centro Cultaral Aníbal Beça com os 2 professores, um ouvinte e um surdo. Após as análises dos dois relatórios de estágio, chegou-se aos objetivos centrais deste trabalho que foi a conclusão do curso e aprendizagem de metodologias de ensino para atuar como professor de Libras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLetras-Libraspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise de observação do ensino de Libras como L1 e L2pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-12-02-
dc.publisher.localpubManauspt_BR
dc.subject.controladoAquisição de linguagempt_BR
dc.subject.controladoLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ronaldo Santos de Felix.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.