Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6386
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de observação do ensino de Libras como L1 e L2
metadata.dc.creator: Felix, Ronaldo Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Hamilton Pereira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta os relatórios de estágio de ensino de Libras como L1 e L2 do curso de Letras – Libras, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Baseou-se nos autores Dorziat (1999), Ciccone (1996), Guarinello (2007), Lacerda (1998), Gorski; Freitag (2010) e Kalatai; Streiechen (2012) para o ensino de L1 e os autores Felipe (2006), Gesser (2010) e Brown (1994) para ensino de L2. A metodologia adotada foi a observação de aulas remotas, para o estágio de L1, e presenciais para o estágio de L2 entre os meses de agosto e novembro. No estágio de L1 os 11 professores convidados, todos surdos, relataram suas vivências em sala de aula e quais metodologias/estratégias de ensino utilizam com os alunos surdos. No estágio de L2 pudemos observar suas metodologias e práticas de ensino de forma presencial no Centro Cultaral Aníbal Beça com os 2 professores, um ouvinte e um surdo. Após as análises dos dois relatórios de estágio, chegou-se aos objetivos centrais deste trabalho que foi a conclusão do curso e aprendizagem de metodologias de ensino para atuar como professor de Libras.
Abstract: The present work presents the internship reports of teaching Libras as L1 and L2 from the Literature course – Libras, at the Federal University of Amazonas – UFAM. It was based on the authors Dorziat (1999), Ciccone (1996), Guarinello (2007), Lacerda (1998), Gorski; Freitag (2010) and Kalatai; Streiechen (2012) for teaching L1 and the authors Felipe (2006), Gesser (2010) and Brown (1994) for teaching L2. The adopted methodology was the observation of remote classes, for the L1 internship, and in-person for the L2 internship, between the months of August and November. In the L1 internship, the 11 guest teachers, all deaf, reported their experiences in the classroom and what teaching methodologies/strategies they use with deaf students. In the L2 internship, we were able to observe their teaching methodologies and practices in person at the Centro Cultaral Aníbal Beça with 2 teachers, a listener and a deaf person. After analyzing the two internship reports, the main objectives of this work were reached, which was the conclusion of the course and learning of teaching methodologies to act as a Libras teacher.
Keywords: Metodologia
Ensino
Libras
Letras-Libras
Professor
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6386
metadata.dc.subject.controlado: Aquisição de linguagem
Lingua brasileira de sinais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ronaldo Santos de Felix.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.