Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil.
metadata.dc.creator: Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de
metadata.dc.contributor.advisor1: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Thaiany Guedes da
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), teve como objetivo investigar as possíveis contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Literatura Infantil no processo desenvolvimento das capacidades humanas, especialmente das crianças da/na Educação Infantil. A THC assegura que o desenvolvimento das capacidades humanas inicia na tenra idade por meio da apropriação de elementos da cultura, propiciada nas relações sociais. A Literatura Infantil, pertencente ao universo da cultura, pode contribuir nesse processo e na formação integral das crianças, salientada por autores e em documentos norteadores da Educação Infantil brasileira pesquisados. Essas considerações são, portanto, resultado de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Conclui-se que é fundamental a formação docente aprimorada para proporcionar experiências literárias em creches e pré-escolas que sejam capazes de potencializar o desenvolvimento humano das crianças.
Abstract: This Course Completion Paper (TCC) aimed to investigate the possible contributions possible contributions of the Cultural-Historical Theory (THC) and Children's Literature in the process of development of human capacities, especially of children in Early Childhood Education. The THC assures that the development of human capacities begins at an early age through the appropriation of elements of culture, propitiated in social relations. Children's Literature, which belongs to the universe of culture, may contribute to in this process and in the integral formation of children, as emphasized by authors and in and in the guiding documents of Brazilian Early Childhood Education researched. These considerations are, therefore, the result of a qualitative, bibliographic, and documental research. We conclude that improved teacher training is essential to provide literary experiences in kindergartens and preschools that are able to enhance the human development of children. human development of children.
Keywords: Teoria Histórico-Cultural
Literatura Infantil
Desenvolvimento Humano
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393
metadata.dc.subject.controlado: Educação - Filosofia
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GleiceOliveira.pdf265,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.