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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação entre o nível de escolaridade e o rendimento salarial na região Norte do Brasil: uma análise para o ano de 2022
Other Titles: The relationship between the level of education and wage income in the Northern region of Brazil: an analysis for the year 2022
metadata.dc.creator: Silva, Paulo Victor Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Lucas Vitor de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Lucas Vitor de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Alexandre Schwinden
metadata.dc.contributor.referee3: Wendhausen, Enimar Jerônimo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo verificar a magnitude dos retornos da educação para os trabalhadores da região Norte no primeiro trimestre de 2022, entendendo o impacto do nível de escolaridade nos rendimentos dos trabalhadores, conforme o sexo, raça e situação de domicílio. Buscou-se, no presente estudo, estimar a extensão dos retornos para educação na região Norte para o ano de 2022, através da Equação de Mincer (1974) e, a fim de minimizar o viés da variável omitida, a Equação Minceriana Adaptada, com o uso dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua trimestral (PNADC/T) de 2022. Os resultados de tais estimações corroboram a teoria e literatura empírica, apontando que os investimentos em educação obtiveram retornos positivos para o salário efetivo dos trabalhadores, ao mesmo tempo que revelou altos níveis de desigualdade na renda diante das variáveis de gênero, cor e situação de domicílio: os homens apresentaram um rendimento salarial 37,94% superior aos das mulheres; os indivíduos que residem na capital obtiveram 11,05% a mais que os indivíduos dos interiores, e os de área urbana, 19,92% a mais que os residentes de área rural.
Abstract: This study aims to verify the magnitude of the returns to education for workers in the North region in the first quarter of 2022, understanding the impact of the level of education on workers' earnings, according to gender, race and household status. In the present study, we sought to estimate the extent of returns to education in the North region for the year 2022, through the Mincer Equation (1974) and, in order to minimize the bias of the omitted variable, the Adapted Mincerian Equation, with the use of data from the 2022 Continuous Quarterly National Household Sample Survey (PNADC/T). at the same time, it revealed high levels of income inequality in terms of gender, color and household status variables: men had a salary income 37.94% higher than women; individuals residing in the capital obtained 11.05% more than individuals from the countryside, and those from urban areas, 19.92% more than those living in rural areas.
Keywords: Capital humano
Equação Minceriana
Escolaridade
Renda
Região Norte
Human capital
Mincerian Equation
Education
Income
Northern Region
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA: METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
Citation: SILVA, Paulo Victor Gonçalves da. A relação entre o nível de escolaridade e o rendimento salarial na região Norte do Brasil: uma análise para o ano de 2022. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6406
metadata.dc.subject.controlado: Mercado de trabalho
Renda - Distribuição
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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