Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6419
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Interdisciplinaridade na Sala de Aula em Relatos de Professores de uma escola Municipal de Parintins no Baixo Amazonas
Autor(a): Ramos, Juliane Braga
Orientador(a): Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Railce da Silva de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como está sendo desenvolvida a interdisciplinaridade em uma escola municipal de Parintins no Baixo Amazonas com alunos do 1º ano do ensino fundamental, a partir de relatos de professores e sua organização na dinâmica curricular. Para o desenvolvimento metodológico proposto, assumiu-se dois momentos fundamentais, o primeiro se deu por meio da pesquisa bibliográfica, em que realizou-se levantamento dos temas e tipos de abordagens já trabalhados por outros estudiosos, o que é interdisciplinaridade, assim como a abordagem qualitativa e pesquisa de campo no segundo momento, utilizando os métodos de observacional da prática docente. Apresentamos a conceituação da interdisciplinaridade e destacamos os possíveis encaminhamentos epistêmico-metodológicos para a prática interdisciplinar na realidade escolar amazônica, pois, a mesma deve desenhar, tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular, para que os professores possam ter clarezas nas interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual. É necessária a plan2ificação e a operacionalização dos conhecimentos escolares na matriz curricular por meio de uma outra dimensão, que implica a ideia de profundidade e complexidade crescente dos conteúdos, que estabelece a interação dos conhecimentos com as outras áreas/disciplinas. Como conclusão destaca-se que a interdisciplinaridade possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva e crítica o conhecimento escolar, exigindo a restruturação curricular e a formação continuada dos professores.
Resumo em outro idioma: This research aimed to analyze how interdisciplinarity is being developed in a municipal school in Parintins in Baixo Amazonas with students from the 1st year of elementary school, based on reports from teachers and their organization in the curricular dynamics. For the proposed methodological development, two fundamental moments were assumed, the first one was through bibliographic research, in which a survey of themes and types of approaches already worked by other scholars was carried out, what is interdisciplinarity, as well as the approach qualitative and field research in the second moment, using observational methods of teaching practice. We present the concept of interdisciplinarity and highlight the possible epistemic-methodological directions for interdisciplinary practice in the Amazonian school reality, since it must design, weave, tack the verticality and horizontality of the curriculum matrix, so that teachers can have clarity in the interfaces. of the disciplines and the possible interrelationships, creating, from that, new knowledge in a relational and contextual way. It is necessary to plan and implement school knowledge in the curriculum through another dimension, which implies the idea of depth and increasing complexity of contents, which establishes the interaction of knowledge with other areas/disciplines. As a conclusion, it is emphasized that interdisciplinarity makes it possible for the school to become a place where school knowledge is collectively and critically produced, demanding curricular restructuring and the continuing education of teachers. Keywords: Interdisciplinarity; teachers; elementary School
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Professores
Ensino fundamental
Área de conhecimento - CNPQ: OUTROS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6419
Vocabulário controlado: Professores de ensino fundamental - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JulianeRamos.pdf213,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.