Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Lattesjavascript:abreDetalhe('K4756584Y8','Hellen_Cristina_Pican%C3%A7o_Simas',633339,)pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Rodrigo da-
dc.contributor.referee2Siqueira, Graciene Silva de-
dc.contributor.referee3Pantoja, Kamily Glória-
dc.creatorReis, Hevelin Bentes-
dc.date.accessioned2022-10-11T18:28:55Z-
dc.date.available2022-10-12-
dc.date.available2022-10-11T18:28:55Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479-
dc.description.abstractThe present study aims to bring a discussion about journalistic practice from the discourse found in journalistic content of VEJA and IstoÉ magazines and, thus, understand the functionality of the journalistic system, as an ideological device, reinforcing stereotypes in particular, about the image of women. For this reflection, we worked with the theory of Discourse Analysis (AD) of French line in the perspective of Souza (2014) and Orlandi (2002), as a theoretical-methodological framework, which uses a qualitative approach in the analyses. Through it and the premises that outline journalism, according to Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) and Silva (2013), in addition to the theoretical framework on the representation of women in the media, it was possible to perceive, in both reports used as corpus of study “Marcela Temer: beautiful, demure and homely” and “A president outside of herself”, as the media manages to discursively construct, the maintenance of female beauty standards. Thus, there was a journalistic tendency to maintain, in the discourse, ideological formations that delay the overcoming of machismo in Brazilian society. Such conduct of the journalist subject contradicts the essence of journalism, established in the Code of Ethics of Brazilian Journalists, creating a crisis of credibility in journalism before the public.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva trazer uma discussão acerca da prática jornalística a partir do discurso encontrado em conteúdos jornalísticos das revistas VEJA e IstoÉ e, assim, compreender a funcionalidade do sistema jornalístico, enquanto aparelho ideológico, reforçando estereótipos em especial, sobre a imagem da mulher. Para tal reflexão, trabalhou-se com a teoria da Análise de Discurso (AD) de linha Francesa na perspectiva de Souza (2014) e Orlandi (2002), como referencial teórico-metodológico, a qual se utiliza de uma abordagem qualitativa nas análises. Por meio dela e das premissas que delineiam o jornalismo, segundo Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Silva (2013), além do referencial teórico sobre a representatividade da mulher na mídia, foi possível perceber, nas duas reportagens utilizadas como corpus de estudo “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” e “Uma presidente fora de si”, como a mídia consegue construir discursivamente, a manutenção de padrões de beleza feminina. Desse modo, observou-se uma tendência jornalística em manter, no discurso, formações ideológicas que atrasam a superação do machismo na sociedade brasileira. Tal conduta do sujeito jornalista contraria a essência do jornalismo, estabelecida no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, instalando no jornalismo a crise de credibilidade perante o público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentation of Womenpt_BR
dc.subjectCredibility crisispt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectIstoÉpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleMulher e patriarcado na mídia: O jogo discursivo das revistas VEJA e IstoÉ.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-05-28-
dc.publisher.localpubParintinspt_BR
dc.subject.controladoMulheres na imprensa - Brasilpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseComunicação Social - Jornalismo - Bacharelado - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HevelinReis.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.