Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mulher e patriarcado na mídia: O jogo discursivo das revistas VEJA e IstoÉ.
Autor(a): Reis, Hevelin Bentes
Orientador(a): Simas, Hellen Cristina Picanço
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo Rodrigo da
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Graciene Silva de
metadata.dc.contributor.referee3: Pantoja, Kamily Glória
Resumo: O presente estudo objetiva trazer uma discussão acerca da prática jornalística a partir do discurso encontrado em conteúdos jornalísticos das revistas VEJA e IstoÉ e, assim, compreender a funcionalidade do sistema jornalístico, enquanto aparelho ideológico, reforçando estereótipos em especial, sobre a imagem da mulher. Para tal reflexão, trabalhou-se com a teoria da Análise de Discurso (AD) de linha Francesa na perspectiva de Souza (2014) e Orlandi (2002), como referencial teórico-metodológico, a qual se utiliza de uma abordagem qualitativa nas análises. Por meio dela e das premissas que delineiam o jornalismo, segundo Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Silva (2013), além do referencial teórico sobre a representatividade da mulher na mídia, foi possível perceber, nas duas reportagens utilizadas como corpus de estudo “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” e “Uma presidente fora de si”, como a mídia consegue construir discursivamente, a manutenção de padrões de beleza feminina. Desse modo, observou-se uma tendência jornalística em manter, no discurso, formações ideológicas que atrasam a superação do machismo na sociedade brasileira. Tal conduta do sujeito jornalista contraria a essência do jornalismo, estabelecida no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, instalando no jornalismo a crise de credibilidade perante o público.
Resumo em outro idioma: The present study aims to bring a discussion about journalistic practice from the discourse found in journalistic content of VEJA and IstoÉ magazines and, thus, understand the functionality of the journalistic system, as an ideological device, reinforcing stereotypes in particular, about the image of women. For this reflection, we worked with the theory of Discourse Analysis (AD) of French line in the perspective of Souza (2014) and Orlandi (2002), as a theoretical-methodological framework, which uses a qualitative approach in the analyses. Through it and the premises that outline journalism, according to Ramonet (2013), Lage (2001), Traquina (2005) and Silva (2013), in addition to the theoretical framework on the representation of women in the media, it was possible to perceive, in both reports used as corpus of study “Marcela Temer: beautiful, demure and homely” and “A president outside of herself”, as the media manages to discursively construct, the maintenance of female beauty standards. Thus, there was a journalistic tendency to maintain, in the discourse, ideological formations that delay the overcoming of machismo in Brazilian society. Such conduct of the journalist subject contradicts the essence of journalism, established in the Code of Ethics of Brazilian Journalists, creating a crisis of credibility in journalism before the public.
Palavras-chave: Representation of Women
Credibility crisis
Journalism
IstoÉ
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social - Jornalismo - Bacharelado - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6479
Vocabulário controlado: Mulheres na imprensa - Brasil
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_HevelinReis.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.