Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6496
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Histórias em quadrinhos como recurso didático na formação de leitores nos anos iniciais
Autor(a): Gonçalves, Nilce Pereira
Orientador(a): Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
Resumo: Este é um Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático na formação de leitores, que problematiza como esse recurso tem sido apropriado pelos professores no processo de ensino aprendizagem da leitura. Por esse viés, o objetivo geral deste trabalho é analisar as histórias em quadrinhos como recurso didático nas práticas de leituras desenvolvidas com uma turma dos anos iniciais em escola pública. De outro modo, os objetivos específicos foram: identificar práticas de leituras desenvolvidas com as crianças do 4º ano do ensino fundamental por meio de história em quadrinhos; analisar se, o ambiente escolar dispõe de infraestrutura física e pedagógica para práticas de leitura com histórias em quadrinho e; verificar a concepção das crianças sobre a importância da história em quadrinho na prática de leitura. Para construir esse trabalho tivemos que aprofundar teoricamente nossas concepções e interpretações da abordagem da temática, para isso este trabalho respalda-se em Santos; Bonfim (2015), Chiappini (2002), Martins (2007), Soares (2021), Pereira (2007) entre outros que também foram de grande importância para aprofundar sobre o assunto aqui debatido. Além da revisão bibliográfica, traçamos caminhos metodológicos que nos levaram aos resultados desta pesquisa: baseou-se na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, tendo como técnica de coleta de dados a observação participante na instituição escolar, questionários aplicado aos professores e as crianças, roda de conversa a partir de uma intervenção didática. Logo, percebeu-se que a instituição pesquisada não tem estrutura física e pedagógica para trabalhar com HQ, não há esse recurso na biblioteca e nem em sala de aula, assim como nas práticas de leitura não é utilizado ou ainda mencionado. Apesar disso, as crianças conhecem, gostam e entendem que é interessante e dinâmico a sua utilização na formação do leitor. Portanto, a história em quadrinhos precisa ser considerada nos espaços escolares como um recurso que pode ser apropriado ao processo de alfabetização da criança, desde à criança ao adulto, mas que deve articulado às aulas e garantido a autonomia da criança.
Resumo em outro idioma: Este es un Trabajo de Conclusion de Curso con el tema Cómics (HQ) como recurso didáctico en la formación de lectores, que discute cómo ese recurso ha sido apropiado por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la lectura. Desde este punto de vista, el objetivo general de este trabajo es analizar la historieta como recurso didáctico en las prácticas lectoras desarrolladas con un grupo de los primeros años en una escuela pública. Por otro lado, los objetivos específicos fueron: identificar las prácticas lectoras desarrolladas con los niños del 4to año de primaria a través de las historietas; analizar si el ambiente escolar cuenta con infraestructura física y pedagógica para las prácticas de lectura con historietas y; verificar la concepción de los niños sobre la importancia de las historietas en la práctica lectora. Para construir este trabajo tuvimos que profundizar teóricamente nuestras concepciones e interpretaciones del abordaje del tema, para eso este trabajo se sustenta en Santos; Bonfim (2015), Chiappini (2002), Martins (2007), Soares (2021), Pereira (2007) entre otros que también fueron de gran importancia para profundizar el tema aquí tratado. Además de la revisión bibliográfica, trazamos caminos metodológicos que nos llevaron a los resultados de esta investigación: se basó en un enfoque cualitativo, del tipo investigación de campo, teniendo como técnica de recolección de datos la observación participante en la institución escolar, cuestionarios aplicado a docentes y niños, círculo de conversación a partir de una intervención didáctica. Por lo tanto, se percibió que la institución investigada no tiene la estructura física y pedagógica para trabajar con historietas, no existe tal recurso en la biblioteca o en el aula, así como en las prácticas de lectura no se utiliza o incluso se menciona. A pesar de ello, los niños saben, gustan y entienden que su uso en la formación lectora es interesante y dinámico. Por lo tanto, la historieta necesita ser considerada en los espacios escolares como un recurso que puede adecuarse al proceso de alfabetización del niño, del niño al adulto, pero que debe articularse en las clases y garantizar la autonomía del niño.
Palavras-chave: Formação de leitores
Histórias em quadrinhos
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6496
Vocabulário controlado: Leitura - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NilceGonçalves.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.