Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Raimundo Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702299T3&tokenCaptchar=03AIIukzjnnoz8fphrnUj7UI0PSCDCkbyFlazhJa3Q0kyG7uiIsinfqhKtyuInh8eHSNWrVnBToIojj3HKFDjyZrVfXzaBMAshIOOEjocKiMmnsaxCv7bUzJlt1-4VeMdFxUkXbaXpVzTIAhoi1HAXj0oNigjAnUyYoAAWkR76J45lbXdibnvr_I8ZV8Weak2M7QAM2QRSZvKKp1r7X_ZPfI89kTdQXOfL7bDqlXMOxQkm_qW3m9Tiqv4R5qYGv9CPbUBjJvSghFbPvoKI3SnjYo8k-NVLh5t1AF6Pv72l7TYmKl3MOnMZlIUFuVp9JevdvyZ46eN9fqZKR1JDsE4TJqWbWus9QKea5UDhFJ3KSupyUWSPRNpA85Bpqq_nqZwx4oZXk2SXIZImXvTwvziOURyHBE9njYl0VWZBeDIIenfHoNc4Jl4VBisIvoMVwq5YIi-jIrM_7EgiWLOW5KWyRFs--eP-0BJ-296ONT4y3Yd8XyUDQc3CtWcihxKEtAOlOTI87SiSxYROyxBRuvIWbanEo8z99Qj1uApt_BR
dc.contributor.referee1Bessa, Amanda Queiroz-
dc.contributor.referee2Moraes, Suely Oliveira-
dc.creatorSousa, Evelyn Julia Desiderio Gomes de-
dc.date.accessioned2022-10-19T19:31:33Z-
dc.date.available2022-10-09-
dc.date.available2022-10-19T19:31:33Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6497-
dc.description.abstractIt presents the results of the study developed on the contributions of the College Adventist Paul Bernard Library to the teaching and learning of literacy students from 2020 to 2021. Of an exploratory-descriptive nature, the study aimed to investigate the operational infrastructures of the College Library, to assess their contributions to the literacy process of students. Regarding the methodological procedures, bibliographic, field and documentary research were carried out. The first to select the theoretical contributions that guided the analysis of the information obtained in the collection stage, the second to extract information from the routines of the Library of this College and its pedagogical project and the third to select the technical contributions that discipline the performance of the institutions of the elementary school I and the functioning of school libraries. As for the results of the study, it was found that the infrastructures of the College Paul Bernard Library met the technical standards defined by CFB Resolution n° 220/2020, especially regarding physical space, furniture and equipment, collection, personnel and services.pt_BR
dc.description.resumoApresenta os resultados do estudo desenvolvido sobre as contribuições da Biblioteca do Colégio Adventista Paul Bernard ao ensino e ao aprendizado dos alunos de alfabetização no período 2020 a 2021. De natureza exploratória-descritiva, o estudo objetivou investigar as infraestruturas operacionais da Biblioteca do Colégio, para aferir as suas contribuições ao processo de alfabetização dos alunos. Acerca dos procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, de campo e documental. A primeira para selecionar os aportes teóricos que orientaram as análises das informações obtidas na etapa de coleta, a segunda para extrair informações das rotinas da Biblioteca desse Colégio e do seu projeto pedagógico e a terceira para selecionar os aportes técnicos que disciplinam a atuação das instituições do ensino fundamental I e o funcionamento das bibliotecas escolares. Quanto aos resultados do estudo, constatou-se que as infraestruturas da Biblioteca do Colégio Paul Bernard atendiam aos padrões técnicos definidos pela Resolução CFB nº 220/2020, sobretudo quanto à espaço físico, mobiliário e equipamentos, acervo, pessoal e serviços.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFIC - Faculdade de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº 105/2019. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/constituicao1988. Acesso em 07 abr. 2022. BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em 07 abr. 2022. BRASIL. Lei nº. 12.244: Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília: Congresso Nacional, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 07 abr. 2022. BRASIL. Senado Federal. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal. Coordenação de Edições Técnicas, 2020. BELLUZZO R.C.B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. Associação Brasileira em Educação em Ciência da Informação, 2018. Disponível em: http://labds.eci.ufmg.br:8080/bitstream/123456789/83/1/BELLUZZO. Acesso em: 25 abr. 2022 BIBLIOTECA. Manaus: Colégio Adventista Paul Bernard, [s.d]. Código de ética e regulamento da biblioteca. [S.l.]: Educação Adventista Associação Amazonas Roraima, [S.d.], 15 páginas. CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Resolução CFB 220, de 13 de maio de 2020. Brasília: CFB, 2020. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1349. Acesso em: 07 abr. 2022. CORRÊA, Elisa Cristina et al. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 1, p. 116, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/459 Acesso em 25 abr. 2022 COUTINHO, ngela Scalabrin; MORO, Catarina. Educação infantil no cenário brasileiro pós golpe parlamentar: políticas públicas e avaliação. Revista Zero-a-Seis: Santa Catarina, v. 19, n. 36, p.349-360, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p349. Acesso em 07 abr. 2022. CURY C.R.J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/QBBB9RrmKBx7MngxzBfWgcF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 abr. 2022 DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; AGUIAR Niliane Cunha. A importância do projeto político-pedagógico para a legitimação da biblioteca escolar no Brasil: reflexões teóricas e conceituais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 2, p. 050-059, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/31136. Acesso em: 25 abr. 2022 IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Tradução para o português (Portugal) pela Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal. 2. ed. [Lisboa]: 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em 01 mai. 2022 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em 25 abr. 2022 GONZAGA, Maria Marismene. Biblioteca escolar e projeto político-pedagógico: um estudo de caso. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150624/gonzaga_mm_me_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 04 jul. 2022 LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em 07 abr. 2022 LEITE L.R.T. Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do colégio de aplicação da UFSC. Revista ACB, v. 21, n. 1, p. 115-136, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/87237. Acesso em 25 abr. 2022 NUNES M.S.C, SANTOS F.O. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v.25, número 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/d8qjjXtVvK3FzRTXJfRg7Pd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2022 OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em 25 abr. 2022. PAIVA, Talita de Cássia Lima. 2020. O papel da biblioteca escolar na alfabetização e no letramento infantil / The role of school library in literacy and child lettering. Revista Bibliomar, São Luís, v.19, n. 1, p. 27-37, jan./jun. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/145488. Acesso em: 07 abr. 2022. PEREIRA, G.; NOGUEIRA, P. Satisfação do bibliotecário de trabalhar em biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 691-706, 2017. Número especial. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/879/839. Acesso em: 07 abr. 2022. PIMENTEL, Graça. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Projeto Pedagógico 2022. [S.l]: União Noroeste Brasileira da IASD - Educação, 2022, 47 páginas. SALA, Fabiana. Políticas públicas do livro, leitura e biblioteca escolar no Brasil: das iniciativas federais à implementação municipal. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Atendimento/Downloads/FABIANA%20SALA%20Pol%C3%ADticas%20P%C3%BAblicas%20do%20Livro,%20Leitura%20e%20Biblioteca%20Escolar%20no%20Brasil_%20das%20iniciativas%20federais%20%C3%A0%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20municipal.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022 SILVA, Maria Valnice da; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. A BNCC e as implicações para o currículo da educação básica. Anais CONADIS. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/50466>. Acesso em: 01/09/2022 09:55 VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Santa Catarina: OEMESC, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em 25 abr. 2022. YAEGASHI S.F.R et al. Plano nacional de educação (2014-2024): reflexões sobre a alfabetização e o letramento. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 37-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12793/8904. Acesso em: 07 abr. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectBiblioteca do Colégio Adventista Paul Bernardpt_BR
dc.subjectPaul Bernard Adventist College librarypt_BR
dc.subjectColégio Adventista Paul Bernardpt_BR
dc.subjectPaul Bernard Adventist Collegept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleContribuições da biblioteca do Colégio Adventista Paul Bernard ao ensino e ao aprendizado dos alunos de alfabetização no período 2020 a 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-21-
dc.publisher.localpubUNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASpt_BR
dc.subject.controladoBibliotecas escolarespt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia -- Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EvelynSousa.pdf696,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.