Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6497
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Contribuições da biblioteca do Colégio Adventista Paul Bernard ao ensino e ao aprendizado dos alunos de alfabetização no período 2020 a 2021
metadata.dc.creator: Sousa, Evelyn Julia Desiderio Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Raimundo Martins de
metadata.dc.contributor.referee1: Bessa, Amanda Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Suely Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Apresenta os resultados do estudo desenvolvido sobre as contribuições da Biblioteca do Colégio Adventista Paul Bernard ao ensino e ao aprendizado dos alunos de alfabetização no período 2020 a 2021. De natureza exploratória-descritiva, o estudo objetivou investigar as infraestruturas operacionais da Biblioteca do Colégio, para aferir as suas contribuições ao processo de alfabetização dos alunos. Acerca dos procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, de campo e documental. A primeira para selecionar os aportes teóricos que orientaram as análises das informações obtidas na etapa de coleta, a segunda para extrair informações das rotinas da Biblioteca desse Colégio e do seu projeto pedagógico e a terceira para selecionar os aportes técnicos que disciplinam a atuação das instituições do ensino fundamental I e o funcionamento das bibliotecas escolares. Quanto aos resultados do estudo, constatou-se que as infraestruturas da Biblioteca do Colégio Paul Bernard atendiam aos padrões técnicos definidos pela Resolução CFB nº 220/2020, sobretudo quanto à espaço físico, mobiliário e equipamentos, acervo, pessoal e serviços.
Resumen : It presents the results of the study developed on the contributions of the College Adventist Paul Bernard Library to the teaching and learning of literacy students from 2020 to 2021. Of an exploratory-descriptive nature, the study aimed to investigate the operational infrastructures of the College Library, to assess their contributions to the literacy process of students. Regarding the methodological procedures, bibliographic, field and documentary research were carried out. The first to select the theoretical contributions that guided the analysis of the information obtained in the collection stage, the second to extract information from the routines of the Library of this College and its pedagogical project and the third to select the technical contributions that discipline the performance of the institutions of the elementary school I and the functioning of school libraries. As for the results of the study, it was found that the infrastructures of the College Paul Bernard Library met the technical standards defined by CFB Resolution n° 220/2020, especially regarding physical space, furniture and equipment, collection, personnel and services.
Palabras clave : Biblioteca escolar
School library
Alfabetização
Literacy
Biblioteca do Colégio Adventista Paul Bernard
Paul Bernard Adventist College library
Colégio Adventista Paul Bernard
Paul Bernard Adventist College
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6497
metadata.dc.subject.controlado: Bibliotecas escolares
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_EvelynSousa.pdf696,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.