Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Oderlene Braulio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446984670745528pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Marinete Lourenço-
dc.contributor.referee2Silva, Antônia Rodrigues da-
dc.creatorOliveira, Ocinei da Silva de-
dc.date.accessioned2022-10-20T17:24:47Z-
dc.date.available2022-10-20-
dc.date.available2022-10-20T17:24:47Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505-
dc.description.abstractThe present work of Course Conclusion is configured as a scientific production that aimed to analyze the influence of the University on the training and reading practice of teachers working at the Municipal School Professor Zenith Ramo located in the municipality of Santo Antônio do Iça, seeking to reflect on the role of reading in their formation and performance and identifying the university's influence in the formation of the subject and in their educational practices of teaching reading inside and outside the classroom. This work provided rigorous readings based on Freire (1989), Correa (2001), Leão (2016), and others, as well as field research, non-participant observation, questionnaire application, among other methods, which constituted a research of field of a qualitative nature necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of teachers' reading practices. The study showed that the reading practices of higher education graduates, as well as their teaching practice, still differ from what they should be, as there are several difficulties encountered in the way teachers teach, which generates a low level of student reading learning. There is, therefore, a need for teacher-reader training and professional qualification, for greater interaction between university and school, but also for their commitment to improving the quality of reading teaching and to carrying out a greater number of reading projects. in universities and in public or private schools so that we have an effective education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou analisar a influência da Universidade na formação e prática de leitura de docentes atuantes na Escola Municipal Professor Zenith Ramo situada no município de Santo Antônio do Iça, buscando refletir sobre o papel da leitura na formação e atuação dos mesmos e identificando a influência da universidade na formação do sujeito e em suas práticas educativas do ensino da leitura dentro e fora de sala de aula. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Freire(1989), Correa (2001), Leão (2016), e outros, bem como pesquisa de campo, observação não participante, aplicação de questionário, dentre outros métodos, que foram constituindo uma pesquisa de campo de natureza qualitativa necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das práticas de leitura de professores. O estudo demonstrou que as práticas de leituras de formandos do ensino superior assim como sua prática docente ainda destoam do que deveriam ser, pois são várias as dificuldades encontradas na forma de ensinar dos professores o que gera um baixo nível de aprendizagem da leitura dos alunos. Há, portanto, a necessidade de formação e qualificação profissional do professor-leitor, de maior interação entre universidade e escola, mas também de comprometimento deles com a melhoria da qualidade do ensino da leitura e com a efetivação de um número maior de projetos de leitura nas universidades e em escolas públicas ou privadas para que tenhamos uma educação eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAtuação pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical performancept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePráticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-09-23-
dc.publisher.localpubInstituto de Natureza e Cultura, bloco 3, sala 2pt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OcineiOliveira.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.