Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Oderlene Braulio da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5446984670745528 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mota, Marinete Lourenço | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Antônia Rodrigues da | - |
dc.creator | Oliveira, Ocinei da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T17:24:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20 | - |
dc.date.available | 2022-10-20T17:24:47Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6505 | - |
dc.description.abstract | The present work of Course Conclusion is configured as a scientific production that aimed to analyze the influence of the University on the training and reading practice of teachers working at the Municipal School Professor Zenith Ramo located in the municipality of Santo Antônio do Iça, seeking to reflect on the role of reading in their formation and performance and identifying the university's influence in the formation of the subject and in their educational practices of teaching reading inside and outside the classroom. This work provided rigorous readings based on Freire (1989), Correa (2001), Leão (2016), and others, as well as field research, non-participant observation, questionnaire application, among other methods, which constituted a research of field of a qualitative nature necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of teachers' reading practices. The study showed that the reading practices of higher education graduates, as well as their teaching practice, still differ from what they should be, as there are several difficulties encountered in the way teachers teach, which generates a low level of student reading learning. There is, therefore, a need for teacher-reader training and professional qualification, for greater interaction between university and school, but also for their commitment to improving the quality of reading teaching and to carrying out a greater number of reading projects. in universities and in public or private schools so that we have an effective education. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou analisar a influência da Universidade na formação e prática de leitura de docentes atuantes na Escola Municipal Professor Zenith Ramo situada no município de Santo Antônio do Iça, buscando refletir sobre o papel da leitura na formação e atuação dos mesmos e identificando a influência da universidade na formação do sujeito e em suas práticas educativas do ensino da leitura dentro e fora de sala de aula. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Freire(1989), Correa (2001), Leão (2016), e outros, bem como pesquisa de campo, observação não participante, aplicação de questionário, dentre outros métodos, que foram constituindo uma pesquisa de campo de natureza qualitativa necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das práticas de leitura de professores. O estudo demonstrou que as práticas de leituras de formandos do ensino superior assim como sua prática docente ainda destoam do que deveriam ser, pois são várias as dificuldades encontradas na forma de ensinar dos professores o que gera um baixo nível de aprendizagem da leitura dos alunos. Há, portanto, a necessidade de formação e qualificação profissional do professor-leitor, de maior interação entre universidade e escola, mas também de comprometimento deles com a melhoria da qualidade do ensino da leitura e com a efetivação de um número maior de projetos de leitura nas universidades e em escolas públicas ou privadas para que tenhamos uma educação eficaz. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Atuação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical performance | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura na universidade e sua importância na formação e atuação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: concepções de docentes de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá-AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2022-09-23 | - |
dc.publisher.localpub | Instituto de Natureza e Cultura, bloco 3, sala 2 | pt_BR |
dc.subject.controlado | Professores - Formação | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_OcineiOliveira.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.