Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6506
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios da Alfabetização de jovens e Adultos no contexto Escolar
Autor(a): Dias, Patrícia dos Santos
Orientador(a): Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Oderlene Bráulio da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Viliam Cruz da
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso(TCC) apresenta o estudo realizado acerca dos Desafios da Alfabetização de jovens e adultos no contexto Escolar. Os estudos científicos nesse campo tornam-se relevante, pois contribuem para a construção de um processo educativo que atenda jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade certa, a pesquisa teve como objetivo principal avaliar Os desafios e as práticas de jovens e adultos no contexto Escolar como fundamento para uma formação autônoma e cidadã (como aporte teórico metodológico a pesquisa contou com a contribuição, dentre outros autores que discutem a temática como Soares(2004_2011,2016) , Ferreira (1999), Teberosk(1999), Marques ( 2012), Gadotti(2010),Freire(1989,1996) e Arroyo(2010). A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, a partir da pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino fundamental Professora Graziela Correia de Oliveira, situada no Município de Benjamin Constant -AM, localizada no mesmo região do alto solimões do Estado do Amazonas, as técnicas instrumentais realizadas, foram observação participativa, questionário e entrevista, como principais resultados destacam-se um isolamento da EJA no conjunto de atividades pedagógicas da escola; que os alunos são trabalhadores, mães de família que buscam na EJA, o término de seus estudos como possibilidade de mudança de vida; que a docente da turma é atenciosa e responsável, adaptando as atividades pedagógicas de acordo com tempo de aprendizagem de seus discentes. Assim vale ressaltar que os instrumentos utilizados para alfabetização e letramento dos indivíduos público- alvo são significativo para que os alunos possam ter um ensino - aprendizado de qualidade.
Resumo em outro idioma: Este trabajo de finalización de curso ( TCC) apresenta el estúdio realizado sobre Los desafios de lá alfabetización de jovenes y adultos en ela contexto Escolar. Los estúdios cientificos em este campo cobran relevancia, pues contribuen a la construcion de un processo educativo que atienda a jovenes y adultos que no tiveran lá oportunidad de culminar sua estudios a la edad adecuada. El objetivo principal de la investigacion que analizar Las praticas alfatizadoras de jovenes y adultos ele contexto Escolar, como base para uma formacion conto com el aporte, entre otros, de autores como Soares (2004-2011,2016), Ferreiro (1999), Teberosky(1999), Marques (2012), Gadotti (2010), Freire (1989-1990), y Arroyo(2001). La metodologia se basó en un enfoque qualitativo, a partir de una investigación de campo realizada en la Escuela Municipal de educacion Básica profesora Graziela Correa de Oliveira, ubicada en el municipio de Benjamin Constant, ubicada en lá mesoregion de alto solimões en el Estado de Amazonas, como principales resultados, se destaca que un aislamento de la EJa, en el conjunto de actividades pedagógicas de la Escuela; que Los Estudiantes son trabajadores, madres de família que buscan el termino de sua estudios en la EJA com una possibilidad de cambio de vida; que lá profesora de clase sea atenta y responsable, adaptando Las actividades pedagogicas de acuerdo al tiempo de aprendizajede sua alumnos. Asi, cabe mencionar que los instrumentos utilizados para lá alfabetización y alfabetización de publico objetivo son significativo para que Los Estudiantes puedan tener una ensenânza- aprendizaje de validade.
Palavras-chave: Educação
Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Desafios no contexto Escolar
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6506
Vocabulário controlado: Alfabetização de adultos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PatríciaDias.pdfTrabalho de conclusão de curso494,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.