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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Panorama da educação escolar no assentamento rural do município de Amaturá/AM
Autor(a): Souza, Janaína Franco de
Orientador(a): Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Oderlene Bráulio da
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Sebastião Melo
Resumo: A região do Alto Solimões possui assentamentos rurais que estão distribuídos pelos seus municípios. São projetos de assentamentos denominados: Federal- PA, Agroextrativista FederalPAE, Projeto de Desenvolvimento Sustentável- PDS, Terras Indígenas- TI, instituídos pelo Instituto de Colonização e Reforma Agraria (INCRA). A implementação desses projetos é resultado das reivindicações de suas populações e de movimentos sociais organizados que lutam por acesso à terra, educação e melhores condições de vida. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Panorama da Educação Escolar o Assentamento Rural do Município de Amaturá/AM”, apresenta como objetivo geral: Realizar um diagnóstico quanti-qualitativo em educação do campo no assentamento rural de Amaturá/AM, analisando os principais desafios vivenciados por seus professores. Assim, neste estudo nos concentramos em uma escola pública do Assentamento Guarani, localizada na área rural do município de Amaturá. Como metodologia optou-se neste estudo pela abordagem qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas com professores da escola. A pesquisa apontou que a escola do campo, localizada em assentamento rural, de certa forma, busca se adequar aos poucos na direção de uma melhor qualidade na oferta da educação escolar, porém ainda está distante de todas as garantias presentes na legislação. Os relatos dos professores apontam para os principais desafios enfrentados nos caminhos entre a cidade e a escola-comunidade, e ainda no que tange às condições de estrutura e infraestrutura escolar, principalmente na ausência de materiais, acesso à escola, deslocamento e condições de moradia dos professores, concepções e atuação no multisseriado. Novas ações e outras possibilidades precisam ser rediscutidas nesse contexto desafiador.
Resumo em outro idioma: La región de Alto Solimões cuenta con asentamientos rurales que se distribuyen a lo largo de sus municipios. Se trata de proyectos de asentamiento denominados: Federal- PA, Federal Agroextractivista- PAE, Proyecto de Desarrollo Sustentable- PDS, Tierras Indígenas- TI, instituidos por el Instituto de Colonización y Reforma Agraria (INCRA). La implementación de estos proyectos es el resultado de las demandas de sus poblaciones y de movimientos sociales organizados que luchan por el acceso a la tierra, la educación y mejores condiciones de vida. Este Trabajo de Terminación de Curso (TCC) titulado “Panorama de la Educación Escolar en el Asentamiento Rural del Municipio de Amaturá/AM”, presenta como objetivo general: Realizar un diagnóstico cuantitativo-cualitativo en la educación rural en el asentamiento rural de Amaturá/AM, analizando los principales desafíos vividos por sus docentes. Así, en este estudio nos centramos en una escuela pública del Asentamiento Guaraní, ubicado en la zona rural del municipio de Amaturá. Como metodología se optó por un enfoque cualitativo en este estudio, con la aplicación de cuestionarios y entrevistas a docentes escolares. La investigación apuntó que la escuela rural, ubicada en un asentamiento rural, en cierto modo, busca adaptarse poco a poco hacia una mejor calidad en la oferta de educación escolar, pero aún está lejos de todas las garantías presentes en la legislación. Los relatos de los docentes apuntan a los principales desafíos enfrentados en los trayectos entre la ciudad y la escuela-comunidad, y también en lo que se refiere a las condiciones de estructura e infraestructura escolar, especialmente en ausencia de materiales, acceso a la escuela, desplazamiento y condiciones de vivienda de los estudiantes, docentes, concepciones y desempeño en el multigrado. Es necesario volver a discutir nuevas acciones y otras posibilidades en este contexto desafiante.
Palavras-chave: Educação do campo
Assentamento rural
Escola
Desafio no contexto Amazônico
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6508
Vocabulário controlado: Educação rural
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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