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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs
Autor(a): Oliveira, Tiago Silva de
Orientador(a): Braga, Sérgio Ivan Gil
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Sérgio Ivan Gil
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis
Resumo: Estudo antropológico sobre os fãs de K-Pop em Manaus, que se reúnem em praças públicas, praças de alimentação, eventos, para consumir produtos culturais de seus ídolos coreanos e manifestar suas particularidades e sentimentos de identidade (Hall, 2003). Foram coletadas informações sobre o surgimento do K-Pop na Coréia do Sul e expansão em outros países, sobretudo no Brasil e em Manaus. Assim, analisar as categorias de fãs existentes na cena local. Utilizamos observação participante e registro etnográfico de diferentes eventos (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), bem como netnografia nas redes sociais em interações estabelecidas entre os fãs (Kozinets, 2014). Com base em Alfred Gell (2018), considerando o sentido de “arte” e “agência”, e de Pierre Bourdieu (2006) sobre “consumos culturais”, buscamos interpretar o significado do K-Pop para os grupos de fãs, uma expressão cultural local (Bhabha, 1998) da música popular coreana.
Resumo em outro idioma: An anthropological study of K-Pop fans in Manaus, who get together in public squares, food courts, events, to consume cultural products from their Korean idols and express their particularities and feelings of identity (Hall, 2003). Information was collected about the emergence of K-Pop in South Korea and its expansion in other countries, especially in Brazil and Manaus. This way analyzing the existing fan categories in the local scene. We used participant observation and ethnographic recording of different events (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), as well as netnography on social networks in interactions established between fans (Kozinets, 2014). Based on Alfred Gell (2018), considering the meaning of “art” and “agency”, and Pierre Bourdieu (2006) on “cultural consumption”, we seek to interpret the meaning of K-Pop for groups of fans, an expression culture (Bhabha, 1998) of Korean popular music.
Palavras-chave: Consumos culturais
K-Pop em Manaus
Consumo de produções culturais
Globalização
Área de conhecimento - CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Sociais - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543
Grupo de pesquisa: NAURBE - Cidades, Culturas populares e Patrimônios
Vocabulário controlado: K-pop
Cultura
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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