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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O K-Pop em Manaus: estudo antropológico sobre comunidades de fãs |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Tiago Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Braga, Sérgio Ivan Gil |
metadata.dc.contributor.referee1: | Braga, Sérgio Ivan Gil |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis |
metadata.dc.description.resumo: | Estudo antropológico sobre os fãs de K-Pop em Manaus, que se reúnem em praças públicas, praças de alimentação, eventos, para consumir produtos culturais de seus ídolos coreanos e manifestar suas particularidades e sentimentos de identidade (Hall, 2003). Foram coletadas informações sobre o surgimento do K-Pop na Coréia do Sul e expansão em outros países, sobretudo no Brasil e em Manaus. Assim, analisar as categorias de fãs existentes na cena local. Utilizamos observação participante e registro etnográfico de diferentes eventos (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), bem como netnografia nas redes sociais em interações estabelecidas entre os fãs (Kozinets, 2014). Com base em Alfred Gell (2018), considerando o sentido de “arte” e “agência”, e de Pierre Bourdieu (2006) sobre “consumos culturais”, buscamos interpretar o significado do K-Pop para os grupos de fãs, uma expressão cultural local (Bhabha, 1998) da música popular coreana. |
Abstract: | An anthropological study of K-Pop fans in Manaus, who get together in public squares, food courts, events, to consume cultural products from their Korean idols and express their particularities and feelings of identity (Hall, 2003). Information was collected about the emergence of K-Pop in South Korea and its expansion in other countries, especially in Brazil and Manaus. This way analyzing the existing fan categories in the local scene. We used participant observation and ethnographic recording of different events (Cardoso de Oliveira, 2000; Geertz, 1989), as well as netnography on social networks in interactions established between fans (Kozinets, 2014). Based on Alfred Gell (2018), considering the meaning of “art” and “agency”, and Pierre Bourdieu (2006) on “cultural consumption”, we seek to interpret the meaning of K-Pop for groups of fans, an expression culture (Bhabha, 1998) of Korean popular music. |
Keywords: | Consumos culturais K-Pop em Manaus Consumo de produções culturais Globalização |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.department: | IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências Sociais - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6543 |
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: | NAURBE - Cidades, Culturas populares e Patrimônios |
metadata.dc.subject.controlado: | K-pop Cultura |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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