Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6589
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título : A dança como uma prática educacional em crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA
metadata.dc.creator: Simas, Neiva Samara de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Evandro Jorge Souza
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa mostra as ações da dança em uma escola municipal de Parintins no Baixo Amazonas, como uma prática educacional em crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, com o intuito de analisar a mesma como linguagem artística e não só como componente curricular de Arte. A pesquisa no primeiro momento assume caráter bibliográfico na coleta de dados em: revistas e periódicos existentes no banco de dados do portal da Capes, Scielo, banco de teses e dissertações das universidades brasileiras e livros da área em estudo que tratem diretamente do tema e construam neste debate uma reflexão das relações entre o Transtorno do Espectro Autista com a dança. No segundo momento a pesquisa se direciona ao campo observacional para uma melhor análise dos dados. De perspectiva qualitativa, busca-se compreender os impactos dos movimentos e ritmos corporais em crianças autistas por diferentes olhares e pontos de vista. A necessidade de dialogar com tal temática é pôr em discussão a relevância da dança como linguagens artísticas com crianças com TEA. Tal prática contribui para o desenvolvimento da expressão corporal, da linguagem, do social e do cognitivo de crianças com TEA, bem como uma percepção mais lúdica da criança que se relaciona com o mundo através do corpo.
Resumen : The research shows the actions of dance in a municipal school in Parintins in Baixo Amazonas, as an educational practice in children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, in order to analyze it as an artistic language and not just as a curricular component of Art. The research at first assumes a bibliographic character in data collection in: magazines and periodicals existing in the Capes portal database, Scielo, database of theses and dissertations from Brazilian universities and books in the area under study that deal directly with the theme and build in this debate a reflection on the relationship between Autistic Spectrum Disorder and dance. In the second moment, the research is directed to the observational field for a better analysis of the data. From a qualitative perspective, we seek to understand the impacts of movements and body rhythms on autistic children from different perspectives and points of view. The need to dialogue with this theme is to discuss the relevance of dance as artistic languages ​​with children with ASD. This practice contributes to the development of body expression, language, social and cognitive aspects of children with ASD, as well as a more playful perception of the child who relates to the world through the body.
Palabras clave : Arte
Dança
Transtorno do Espectro Autista
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Artes Visuais - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6589
metadata.dc.subject.controlado: Transtornos do espectro autista em crianças
Crianças autistas - Educação
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_NeivaSimas.pdf174,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.