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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relevância da educação física escolar para saúde mental de escolares do ensino médio: uma revisão de literatura sobre o transtorno de ansiedade
Autor(a): Silva, Andreza Cristina Almeida da
Pires, Geane Carla de Souza
Orientador(a): Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Roseane Oliveira do
Resumo: A Educação Física escolar é uma excepcional ferramenta de ensino e aprendizagem, sua função vai muito além da prática de esportes ou brincadeiras, ela proporciona ao indivíduo interação no meio social, construindo o interesse pela cultura corporal dos movimentos e contribui para um estilo de vida saudável através da atividade física. O Ensino Médio é o período de término dos estudos da educação básica, essa etapa também fica marcada por muitas descobertas e transições tanto físicas quanto emocionais na vida dos jovens. Diante disso, existem ferramentas que ajudam a prevenir ou amenizar o transtorno de ansiedade, e a prática de atividade física contribui no combate a ansiedade e manutenção da saúde mental. O objetivo do presente estudo foi analisar a relevância da educação física escolar no ensino médio e seus benefícios em relação à saúde mental e o transtorno de ansiedade. A proposta metodológica deste trabalho configurou-se em uma revisão de literatura por meio da busca de trabalhos científicos publicados em periódicos, livros, revistas, artigos, pesquisas, em português, por meio dos sites Pubmed, SciELO, Portal de Periódicos Base de dados da UFAM- Repositório e o site de busca no Google acadêmico. Como descritores foram utilizados os seguintes termos: educação física no ensino médio, educação física e ansiedade, ansiedade e atividade física, saúde mental, saúde mental e atividade física. Entre os 76 artigos encontrados, 56 no primeiro período de busca e 20 no segundo período de busca e fizeram parte da amostra final 04 artigos que dialogam diretamente com a temática abordada neste estudo e mais 27 artigos que dialogam de forma transversal. Os demais artigos foram excluídos por não dialogarem com o presente estudo. Consideraram-se como critérios de inclusão aqueles artigos que dialogassem diretamente com temática abordada neste estudo, respeitando o período estabelecido, ou seja, os últimos cincos. Os resultados evidenciaram que os fatores que contribuem para o desencadeamento do transtorno de ansiedade nos alunos do ensino médio são: a pressão familiar, social e pessoal com a disponibilidade maior do transtorno se desenvolver em indivíduos do sexo feminino do que no sexo masculino. Há necessidade de um atendimento psicológico, bem como a importância do papel do professor de educação física como contribuição benéfica, para prevenção e intervenção em relação à saúde mental, como o transtorno de ansiedade, enquanto uma abordagem multidisciplinar.
Resumo em outro idioma: School Physical Education is na exceptional teaching and learning tool, its function goes far beyond the practice of sports or games, it provides the individual with interaction in the social environment, building interest in the body culture of movements and contributes to a healthy lifestyle. Through physical activity. High School is the period for finishing basic education studies, this stage is also marked by many discoveries and transitions, both physical and emotional, in the lives of young people. In view of this, there are tools that help prevent or alleviate anxiety disorders, and the practice of physical activity contributes to combating anxiety and maintaining mental health. The aim of this study was to analyze the relevance of school physical education in high school and its benefits in relation to mental health and anxiety disorder. The methodological proposal of this work was configured in a literature review through the search for scientific works published in journals, books, magazines, articles, research, in Portuguese, through the Pubmed websites, SciELO, Portal de Periódicos UFAM database – Repository and Google academic. The following terms were used as descriptors: physical education in high school, physical education and anxiety, anxiety and physical activity, mental health, mental health and physical activity. Among the 76 articles found, 56 in the first search period and 20 articles in the second search period were part of the final sample. The other articles were excluded because they did not dialogue with the present study. Inclusion criteria were those articles that dialogued directly with the theme addressed in this study, respecting the established period, that is, the last five. The results showed that the factors that contribute to triggering na anxiety disorder in high school students are: family, social and personal pressure with a greater availability of the disorder to develop in females than in males. There is a need for psychological care, as well as the importance of the role of the physical education teacher as a beneficial contribution to prevention and intervention in relation to mental health, such as anxiety disorder, as a multidisciplinary approach.
Palavras-chave: Educação Física
Saúde Mental
Ansiedade
Ensino Médio
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências da Saúde: Educação Física
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6619
Vocabulário controlado: Educação física para crianças
Esportes escolares
Educação física - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

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