Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6631
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Referencial curricular amazonense: a leitura e a formação de leitores em questão
Título(s) alternativo(s): Amazonian curricular reference: reading and the formation of readers in question
Autor(a): Lobato, Ester Nogueira
Orientador(a): Barroso, Francisca Chagas da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: D'Aroz, Marlene Schussler
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rozane Alonso
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Referencial Curricular Amazonense: A leitura formação de leitores em questão”, visa identificar os elementos formativos na produção ao sujeito leitor nos 1 e 2º anos do Ensino Fundamental, deste modo, foi realizado uma investigação no campo da leitura presente dentro do documento Referencial Curricular Amazonense, que visa atender a educação do estado do Amazonas, ressaltando que essa análise será feita mais particularmente nos campos que atendem os anos iniciais do ensino fundamental com ênfase no 1º e 2º ano. Além disso, os objetivos elencados que serviram como subsídios para dar corpo a este trabalho foram os seguintes: investigar os desafios para formar o leitor na perspectiva do RCA; analisar o que diz o RCA para a formação do leitor e compreender como o RCA contempla as habilidades pretendidas no campo de atuação. Ao elaborar a pesquisa buscou-se responder e compreender, através da problemática, como acontece a formação de leitores, para assim observarmos e analisarmos as contribuições do documento para garantir a educação e o direito na formação em vista da perspectiva do leitor, visto que, o documento contempla a educação, a cultura e todas as vivências dos alunos, portanto, se faz de extrema relevância a investigação, para entendermos como acontece esse processo de leitura e alfabetização dentro do ambiente escolar. Diante disso, os procedimentos metodológicos abordados nesse trabalho foram de uma pesquisa com cunho qualitativo com ênfase em pesquisa de análise documental descritiva, cuja primeira ação, além de pesquisar e entender sobre o documento, foi fazer um levantamento sobre os autores que discutem sobre esse tema tão interessante a ser abordado. Através disso, no decorrer da pesquisa foi possível compreender e observar na análise dos dados o que os autores e o documento abordam e por fim refletir sobre a relevância da formação de leitores para a cidadania, além de exercer o direito como pessoas críticas e emancipadas.
Resumo em outro idioma: This research, entitled “Referential Curricular Amazonense: The formation of reading of readers in question”, aims to identify the formative elements in the production of the subject reader in the 1st and 2nd years of Elementary School, in this way, an investigation was carried out in the field of reading present within the document Referencial Curricular Amazonense, which serves education in the state of Amazonas, emphasizing that this analysis will be carried out more particularly in the field that serves the initial years of fundamental education, with emphasis on the 1st and 2nd year. In addition, the listed objectives that served as rewards to give substance to this work were the following: to investigate the challenges to form the reader in the RCA perspective; analyze what the RCA says for the formation of the reader and understand how the RCA contemplates the intended skills in the field of action. When elaborating the research, we sought to answer and understand, through the problems, how the formation of readers happens, in order to observe and analyze the contributions of the document to guarantee education and the right in formation in view of the reader's perspective, since, the document contemplates education, culture and all the experiences of students, therefore, it is extremely resistant to investigation, in order to understand how this process of reading and literacy takes place within the school environment. In view of this, the methodological procedures examined in this work were qualitative research with an emphasis on descriptive document analysis research, whose first action, in addition to researching and understanding the document, was to survey the authors who discuss this topic. so interesting to be applicable. Through this, during the research it was possible to understand and observe in the data analysis what the authors and the document approach and finally reflect on the conversion of reader training to citizenship, in addition to exercising the right as critical and emancipated people.
Palavras-chave: Formação de leitores
Reader training
Leitura
Campos de atuações
Referencial curricular amazonense
Reading
Acting fields
Amazonian curriculum reference
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: LOBATO, Ester Nogueira. Referencial curricular amazonense: a leitura e a formação de leitores em questão. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6631
Vocabulário controlado: Leitores - Reação crítica
Leitura - Desenvolvimento
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EsterLobato.pdf424,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.