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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O jiu jitsu como conteúdo da educação física escolar para os anos finais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Alves, Albia Moutinho
Rocha, Yury Yasky Santana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Luciano Kléber Pinheiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Radicchi, Marcelo Rocha
metadata.dc.description.resumo: O conteúdo Lutas/Artes Marciais está presente na Base Nacional Comum Curricular, como umas das unidades temáticas desde o 3º ano do ensino fundamental, no entanto, os professores utilizam este tema de forma breve e apenas teórica, sem explorar as possibilidades práticas que este conteúdo pode proporcionar para o processo de desenvolvimento e aprendizagem integral dos(as) alunos(as). Este estudo tem como objetivo investigar se o Jiu Jitsu tem sido utilizado como conteúdo nas aulas de Educação Física para os anos finais do ensino fundamental, em escolas do Baixo Amazonas. A amostra foi composta por 80 alunos(as) do 6° ao 9° ano, na faixa etária de 11 a 15 anos e quatro professores de Educação Física Escolar. A obtenção dos resultados se deu através da aplicação de dois questionários, um para alunos(as) e um para professores(as), compostos por sete questões semiabertas cada. Os resultados apontaram que 75% dos(as) professores(as) não trabalhariam com o Jiu Jitsu nas aulas de Educação Física Escolar, por não ter experiência ou afinidade com esta Luta/Arte Marcial e 25% disse que trabalharia por meio de vídeos e auxílio de um instrutor capacitado. Quanto aos alunos(as), 55% responderam que nunca tiveram aula de Lutas/Artes Marciais na Educação Física Escolar. O Jiu Jitsu (49%) e o Karatê (31%) foram às mais citadas entre as Lutas/Artes Marciais apropriadas para o trabalho na Educação Física Escolar. Dos(as) alunos(as) que já tiveram o conteúdo na Educação Física Escolar (45%), 23% foi trabalhada a capoeira e em 13,5% o Jiu Jitsu por meio de jogos e brincadeira. A maioria dos(as) alunos(as) considera que trabalhar o conteúdo Lutas/Artes Marciais na Educação Física Escolar talvez (47,5%) gere violência e 55% responderam que não gostaria que o Jiu Jitsu fosse trabalhado nas aulas por ser chato ou ser agressivo. Dos 45% que responderam que gostariam, justificaram que o Jiu Jitsu pode contribuir no desenvolvimento da autoestima, autoconfiança, autocontrole, na disciplina, respeito e melhora do comportamento. Conclui-se que a temática Lutas/Artes Marciais é abordada nas aulas de Educação Física Escolar, porém, de forma breve, através de vídeos, práticas recreativas e não na prática a partir de seus fundamentos e princípios. O conteúdo do Jiu Jitsu não é utilizado de forma específica pois os professores não se sentem capacitados para tal ensino.
Abstract: The content Fights/Martial Arts (L/AM) is present in the Common National Curriculum (BNCC), as one of the thematic units since the 3rd year of elementary school, however, teachers use this theme briefly and only theoretically, without exploring the practical possibilities that this content can provide for the development process and integral learning of students. This study aims to investigate if Jiu Jitsu has been used as a content in physical education classes for the final years of elementary school, in schools in the lower Amazon. The sample was composed of 80 students from 6th to 9th grade, ages 11 to 15, and four Physical Education teachers. The results were obtained through the application of two questionnaires, one for students and one for teachers, composed of seven open-ended questions each. The results pointed out that 75% of the teachers would not work with Jiu Jitsu in PE classes because they have no experience or affinity with this sport, and 25% said they would work with videos and the help of a qualified instructor. As for the students, 55% answered that they had never had a BS/AM class in PE. Jiu Jitsu (49%) and Karate (31%) were the most cited among the appropriate FL/AM for the work in PE. Of the students who have already had the content in PE (45%), 23% worked with capoeira and 13.5% with Jiu Jitsu through games and play. Most students think that working with the content L/AM in PE may (47.5%) generate violence, and 55% answered that they would not like Jiu Jitsu to be taught in the classes because it is boring or aggressive. Of the 45% who said they would like to, they justified that Jiu Jitsu can contribute to the development of selfesteem, self-confidence, self-control, discipline, respect, and behavior improvement. We conclude that the theme of REM is addressed in PE classes, but only briefly, through videos, recreational practices, and not in practice based on its fundamentals and principles. The Jiu Jitsu content is not used in a specific way because the teachers do not feel qualified for such teaching.
Keywords: Educação Física
Escolar
Lutas
Jiu jitsu
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6691
metadata.dc.subject.controlado: Luta (Esporte)
Educação física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
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