Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6694
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A lei 11.645/08 e a sua aplicabilidade nos materiais didáticos do ensino fundamental I: uma análise da coleção "influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira"
Título(s) alternativo(s): Law 11.645/08 and its applicability in teaching materials for elementary school I: an analysis of the collection "influence of African and indigenous peoples on Brazilian culture"
Autor(a): Cavalcante, Olávio Júnior Ventura
Orientador(a): Alonso, Maria Isabel Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jusciléia Florêncio dos
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), entre 2020 e 2021, vinculada ao Curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, cujo objetivo foi analisar o material didático da Coleção Tesouro Nacional produzido em 2014, articulado aos depoimentos de docentes, gestores e pedagogos que atuam em uma escola da rede municipal de ensino em Humaitá/AM. Trata-se de pesquisa sobre a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 em meio aos processos de valorização e resgate histórico-cultural africano e indígena por meio dos materiais didáticos da Coleção Tesouro Nacional (2014), considerando as especificidades de cada povo, suas origens e ancestralidade. Parte-se de uma abordagem qualitativa, com fontes documentais (livros da Coleção Tesouro Nacional, Leis, Referenciais e outros) e questionários aplicados com gestores, pedagogos e professores da rede pública municipal de Humaitá/AM a respeito da aplicabilidade da Lei 11.645/2008 e os livros da coleção mencionada. Os resultados mostram a percepção dos gestores, pedagogos e professores sobre a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 nas práticas didáticas na escola, bem como a análise da coleção mencionada. Os agentes escolares investigados mostraram não ter conhecimento acerca da Coleção Tesouro Nacional (edição 2014, analisada na pesquisa), mas entendem a importância da escola, por meio de conteúdos didáticos, abordarem a influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira.
Resumo em outro idioma: This Course Completion work is the result of research carried out within the scope of the Scientific Initiation Program (PIBIC), between 2020 and 2021, linked to the Pedagogy Course at UFAM/IEAA, whose objective was to analyze the didactic material of the National Treasure Collection produced in 2014, articulated with the testimonies of teachers, managers and pedagogues who work in a school in the municipal education network in Humaitá/AM. This is a research on the applicability of Law 11.645/2008 in the midst of processes of valorization and historical-cultural rescue of African and indigenous people through the didactic materials of the National Treasury Collection (2014), considering the specificities of each people, their origins and ancestry. It starts with a qualitative approach, with documentary sources (books from the National Treasury Collection, Laws, References and others) and questionnaires applied with managers, pedagogues and teachers of the municipal public network of Humaitá/AM regarding the applicability of Law 11.645/2008 and the books of the aforementioned collection. The results show the perception of managers, pedagogues and teachers about the applicability of Law 11.645/2008 in teaching practices at school, as well as the analysis of the aforementioned collection. The investigated school agents showed no knowledge about the National Treasure Collection (2014 edition, analyzed in the research), but they understand the importance of the school, through didactic content, addressing the influence of African and indigenous peoples on Brazilian culture.
Palavras-chave: Lei 11.645/2008
Law 11.645/2008
Materiais Didáticos
Povos Africanos
Povos Indígenas
Coleção Tesouro Nacional
Teaching materials
African peoples
National Treasure Collection
Indian people
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: CAVALCANTE, Olávio Júnior Ventura. A Lei 11.645/08 e a sua aplicabilidade nos materiais didáticos do Ensino Fundamental I: uma Análise da coleção “influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira". 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM),2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6694
Vocabulário controlado: Indígenas - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Indígenas nos livros didáticos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OlávioCavalcante.pdf484,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.