Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6737
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de pedagogia UFAM/IEAA
Autor(a): Araújo, Eliel Nascimento de
Orientador(a): Silva, Vera Lúcia Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Simône de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Maria de Fátima dos Santos
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral compreender o processo de ensino e aprendizagem de recém chegados ao ensino superior na percepção de estudantes do IEAA/UFAM. E foi em busca de resposta para o seguinte problema: Qual a percepção de estudantes do curso de Pedagogia da UFAM/IEAA em processo de formação inicial sobre a transição do ensino médio para o ensino superior? As participantes foram quatro estudantes, sendo todas do curso de Pedagogia oferecido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA) cursando do primeiro até o terceiro período. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, se caracterizando do tipo narrativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas. Os dados revelaram que as estudantes apresentaram diversas dificuldades, pois, foi percebido por elas que ao chegarem na universidade se depararam com uma realidade totalmente diferente da que tiveram no ensino médio, por falta de base sólida de estudos na etapa anterior. Sofreram algumas consequências nesse processo, como melhor compreensão de textos e base para a escrita; adaptação pessoal e acadêmico, com as formas de ensino, conciliação com o tempo para os estudos. Também, desafios referentes ao manuseio das tecnologias digitais, falta de internet. No entanto, houveram formas de aprendizagens satisfatórias. Vale dizer que este estudo, nos faz refletir sobre a importância de adquirir bom preparo para um outro nível de ensino e aprendizagem, que é o superior. Diante de dificuldades e desafios as estudantes não se intimidaram em procurar outras formas de aprender os conteúdos das disciplinas e se adaptar à nova realidade, bem como, superar o que apareceu nesse ínterim, como mudança de cidade, os desafios dos estudos no período da pandemia da COVID-19, conciliar estudo e família. Esperamos que este trabalho suscite a necessidade de outras pesquisas que tragam os estudantes universitários como foco em outros vieses e objetivos.
Resumo em outro idioma: This Course Completion Work (TCC) had as general objective understand the teaching and learning process of newcomers to higher education in perception of IEAA/UFAM students. And went in search of an answer to the following problem: What is the perception of students of the Pedagogy course at UFAM/IEAA in the process of initial training on the transition from high school to higher education? The participants there were four students, all from the Pedagogy course offered at the Instituto de Educação Agriculture and Environment (IEAA) from the first to the third period. The search was outlined by the qualitative approach, characterizing itself as a narrative type in which the data were collected through narrative interviews. The data revealed that the students presented several difficulties, as it was perceived by them that when they arrived at the university faced a reality totally different from the one they had in teaching medium, due to the lack of a solid base of studies in the previous stage. Suffered some consequences in this process, as a better understanding of texts and basis for writing; personal adaptation and academic, with the forms of teaching, conciliation with the time for studies. Also, challenges related to handling digital technologies, lack of internet. However, there were satisfactory forms of learning. It is worth mentioning that this study makes us reflect about the importance of acquiring good preparation for another level of teaching and learning, which is the superior. Faced with difficulties and challenges, the students were not intimidated to look for other ways to learn the contents of the disciplines and adapt to the new reality, as well as overcoming what appeared in the meantime, such as moving to another city, the challenges of studies during the COVID-19 pandemic, reconciling study and family. we hope this work raises the need for further research that brings university students as a focus on other biases and objectives.
Palavras-chave: Ensino Superior
Ensino médio
Transição
Trajetória
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: ARAÚJO, Eliel Nascimento de. A transição do ensino médio para o ensino superior: narrativas de estudantes em formação inicial no curso de Pedagogia. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6737
Vocabulário controlado: Ensino Superior
Ensino médio
Estudantes universitários
Ferramentas tecnológicas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ElielNascimentodeAraújo.pdf526,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons