Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6899
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Bullying: construção da inteligência emocional das crianças como forma de intervenção
Autor(a): Amoedo, Elaila Barbosa
Orientador(a): Silva, Fernanda Priscila
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos , Corina Fátima da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Valente, Luciana
Resumo: O estudo, que aqui floresce, tem como objetivo trazer à luz a importância do desenvolvimento da afetividade/inteligência emocional da criança como estratégia de combate à prática do bullyng em sala de aula. Neste interim, busca-se, através da percepção de professores acerca do problema, conhecer seus conhecimentos, capacidades de identificação e seus modos de intervenção diante de casos de violência, e ainda propor estratégias, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ajudem a desenvolver a inteligência emocional dos alunos. Este trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professoras de duas escolas da rede estadual de ensino dos anos iniciais do fundamental, trazendo à luz, pela percepção de professores, a importância do combate ao bullying. Por meio dos dados obtidos nas entrevistas, é possível perceber os obstáculos para o trabalho de prevenção ao bullying como falta de capacitação dos professores sobre o tema, pouca ou nenhuma educação familiar e banalização do preconceito.
Resumo em outro idioma: The study, which flourishes here, aims to bring to light the importance of developing the child's affectivity/emotional intelligence as a strategy to combat the practice of bullying in the classroom. In the meantime, we seek, through the perception of teachers about the problem, to know their knowledge, identification skills and their ways of intervening in cases of violence, and also to propose strategies, based on the BNCC, that help to develop intelligence students' emotions. This work is a qualitative approach, carried out through field research. For this, semi-structured interviews were carried out with nine teachers from two schools of the state public education network in the early years of elementary school, bringing to light, from the perception of teachers, the importance of combating bullying. Through the data collected in the interviews, it is possible to perceive the obstacles to the work of preventing bullying, such as lack of training of teachers on the subject, little or no family education and trivialization of prejudice.
Palavras-chave: Afetividade/Inteligência
Affectivity/Intelligence
Bullying
Violência
Professor
Bullying
Violence
Teacher
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6899
Vocabulário controlado: Inteligência emocional
Abuso psicológico
Violência na escola
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ElailaAmoedo.pdf586,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons