Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Dayse da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158344333742804pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Ricardo Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051119285918283pt_BR
dc.creatorFerreira, Flavia Chaves-
dc.date.accessioned2023-09-15T19:29:09Z-
dc.date.available2023-09-15T19:29:09Z-
dc.identifier.citationFERREIRA, Flavia Chaves. Manifestações da sexualidade na infância: contribuições da psicanálise freudiana. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6907-
dc.description.abstractThe construction of this academic production refers to a Completion Work of the Pedagogy Course at the Federal University of Amazonas. The theme of the study addresses the manifestations of childhood sexuality and how Freudian psychoanalysis can help in understanding these issues, since its contributions have expanded the concepts and have gradually transformed the cultural context of performance of early childhood education. The objective of this work was to understand how Freudian psychoanalysis can help in sexual education processes in schools, using a literature review of articles published from 2018 to 2022 as a research strategy. search in the databases of Scielo, Educ@, Portal de Periódicos Capes and Google Scholar, in which only empirical and theoretical articles published in the national territory were sought. Through the analysis of this material, it was possible to weave approximations of how the phases of the child's psychosexual development occur and the characteristics associated with each phase. Education professionals can find different situations within early childhood education related to the child's sexuality, but many do not understand that children can present certain behaviors considered normal in their development, which, however, can often be seen as something atypical. Finally, from these conceptions associated with transference and development described by psychoanalytic knowledge, we can reap a differentiated pedagogy, in which it is made explicit that it is up to us, educators, to absorb Freud's work and be inspired by the day-to-day experience of the teacher for educational practices that consider sexuality in the constitution of students' subjectivity.pt_BR
dc.description.resumoA construção dessa produção acadêmica refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. A temática do estudo aborda as manifestações da sexualidade infantil e como a psicanálise freudiana pode auxiliar na compreensão dessas questões, visto que suas contribuições ampliaram as concepções e tem transformado aos poucos o contexto cultural de atuação da educação infantil. O objetivo deste trabalho foi compreender de que forma a psicanálise freudiana pode auxiliar em processos de educação sexual nas escolas, tendo utilizado como estratégia de pesquisa uma revisão de literatura em artigos publicados no período de 2018 a 2022. Para esse processo de investigação foi feita uma busca nas bases de dados da Scielo, Educ@, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, no qual buscou-se apenas artigos empíricos e teóricos publicados em território nacional. Por meio da análise desse material foi possível tecer aproximações de como ocorrem as fases do desenvolvimento psicossexual da criança e as características associadas a cada fase. Os profissionais da educação podem encontrar diversas situações dentro da educação infantil relacionadas à sexualidade da criança, porém muitos não entendem que as crianças podem apresentar certos comportamentos considerados normais em seu desenvolvimento que, no entanto, muitas vezes podem ser vistos como algo atípico. Por fim, a partir dessas concepções associadas à transferência e ao desenvolvimento descritos pelo saber psicanalítico podemos colher uma pedagogia diferenciada, na qual se explicita que compete a nós, educadores, absorver a obra de Freud e se inspirar dentro da experiência do dia a dia do professor/a para práticas de educação que considerem a sexualidade na constituição da subjetividade dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleManifestações da sexualidade na infância: contribuições da psicanálise freudianapt_BR
dc.title.alternativeManifestations of the sexuality in the childhood: contributions of the Psychoanalysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-02-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação sexual para criançaspt_BR
dc.subject.controladoEducação sexualpt_BR
dc.subject.controladoPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1745-8336pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5386-7199pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FlaviaFerreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso333,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons