Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6973
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título : TalkLibras: ferramenta assistiva para comunicação em Libras
metadata.dc.creator: Viana, Afrânio Esquerdo
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Rainer Xavier de
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Christophe Saint-Christie de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Adriano Honorato de
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, a Libras é reconhecida como a língua materna dos deficientes auditivos e, apesar de possuir uma estrutura linguística completa, a baixa aderência ao aprendizado da língua continua sendo um impasse para a comunidade de deficientes auditivos no país. Nesse contexto, a utilização de ferramentas computacionais que auxiliem no processo de comunicação durante a alfabetização de surdos tem se mostrado uma solução promissora. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação que sirva como recurso pedagógico para auxiliar no processo de comunicação entre falantes da língua portuguesa e Libras no processo de alfabetização. A metodologia consiste, primeiramente, em um mapeamento sistemático, de forma a compor a fundamentação teórica sobre o atual cenário de Aprendizado de Máquina voltado ao reconhecimento de sinais em Libras e definir uma proposta inicial do software. A partir disso, foi realizada a construção do aplicativo, baseado no Modelo Incremental. Por fim, foi realizada uma avaliação da aplicação mobile TalkLibras, com resultados que mostram a aceitação do sistema por professores que atuam com o público interessado.
Resumen : In Brazil, Libras is recognized as the mother tongue of the hearing impaired and, despite having a complete linguistic structure, the low adherence to language learning continues to be an impasse for the hearing impaired community in the country. In this context, the use of computational tools that help in the communication process during the literacy of deaf people has shown to be a promising solution. The objective of this work is to develop an application that serves as a pedagogical resource to assist in the communication process between speakers of the Portuguese language and Libras in the literacy process. The methodology consists, firstly, in a systematic mapping, in order to compose the theoretical foundation on the current scenario of Machine Learning focused on the recognition of signs in Libras and define an initial proposal for the software. From this, the construction of the application was carried out, based on the Incremental Model. Finally, an evaluation of the TalkLibras mobile application was carried out, with the acceptance results by the teachers who work with the interested public.
Palabras clave : Libras
Machine learning
Ferramenta assistiva
Datilologia
Conversão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6973
metadata.dc.subject.controlado: Lingua brasileira de sinais
Tecnologia educacional
Educação especial - Ensino auxiliado por computador
Software de aplicação - Desenvolvimento
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_AfrânioViana.pdf5,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.