Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Goulart, Marcos Vinícius da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281463513584433pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, José Ronaipe das Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944175066860793pt_BR
dc.creatorSantos, Miriane Feitoza dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6057626776774770pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T17:48:01Z-
dc.date.available2023-10-05T17:48:01Z-
dc.identifier.citationSANTOS, Miriane Feitoza dos. A lei nº 13.415/2017 no Estado do Amazonas: Projeto de Vida ou preparação para o mercado de trabalho?. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7009-
dc.description.abstractThis work aims to disseminate the main results of the research of the Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), entitled “The process of implementing the New High School from Law Nº 13.415/2017: actions and perspectives in the context of the State teaching network of Amazonas” carried out between the years 2022 and 2023. In addition to the discussions about the implementation process in the State of Amazonas, the focus of this research was to analyze the transition process to a new curriculum, taking into account consideration the training itineraries offered in schools, and especially discussions on the Life Project discipline, which has been awakening great debates among educators. To answer the research problem, a bibliographical and documentary research was used, using the necessary tools for organizing and systematizing the collected data, such as tables, graphs and schemes built based on the New Middle School Panel prepared by the Ministry of Education (BRASIL, 2018). In the theoretical framework of this study, we will use authors such as Motta and Frigotto (2017), Costa and Coutinho (2018) to discuss Law No. talk about Life Projects. Through the process of data collection, this work will aim to assist in the studies of future researchers who work in the fields of studies on the trajectories of young people in the new high school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa divulgar os principais resultados da pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), intitulada “O processo de implementação do Novo Ensino Médio a partir da Lei Nº 13.415/2017: ações e perspectivas no contexto da rede Estadual de ensino do Amazonas” realizado entre os anos de 2022 e 2023. Para além das discussões sobre o processo de implementação no Estado do Amazonas, o foco desta pesquisa foi analisar o processo de transição para um novo currículo, levando em consideração os itinerários formativos ofertados nas escolas, e principalmente discussões sobre a disciplina Projeto de Vida, a qual vem despertando grandes debates entre os educadores. Para responder o problema de pesquisa, fez-se o uso de uma pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se de ferramentas necessárias para organização e sistematização de dados coletados, como tabelas, gráficos e esquemas construídos com base no Painel do Novo Ensino Médio elaborado pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2018). No referencial teórico deste estudo, utilizaremos autores como Motta e Frigotto (2017), Costa e Coutinho (2018) para discutir sobre a Lei nº 13.415/2017 e a reforma do ensino médio e autores como Alves (2013) e Silva (2018) para dialogar sobre Projetos de Vida. Por meio do processo de levantamento de dados, este trabalho visará auxiliar nos estudos de futuros pesquisadores que atuam nos campos de estudos sobre as trajetórias dos jovens do novo ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectLei nº 13.415/2017pt_BR
dc.subjectItinerários formativospt_BR
dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA Lei nº 13.415/2017 no estado do amazonas: projeto de vida ou preparação para o mercado de trabalho?.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-21-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEnsino médio - Currículospt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5636-5514pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4869-6302pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MirianeFeitoza.pdf282,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.