Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7021
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: A inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar: uma análise preliminar pela ótica de professores de sala de aula comum
Autor(a): Silva, Ruth Mariza Santos
Orientador(a): Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Mateus de Souza
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a partir da ótica de professores de sala de aula comum a inclusão de crianças com deficiência física no âmbito escolar, em uma escola municipal do município de Parintins/Amazonas, apresentando também se há dificuldades dos professores na inclusão das crianças com deficiência física e quais as práticas usadas para o acompanhamento das crianças em sala de aula, os sujeitos da pesquisa foram alunos matriculados e professores que atuam e lidam diretamente com crianças com deficiência física na escola municipal nas séries de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os dados foram coletados durante a observação na escola e entrevista semiestruturada com os professores e teve como base teórica os autores Gartner e Lipsky (1987), Pacheco (2007), Brasil (2015), Diniz (2022), entre outros que abordam sobre a temática do trabalho. No tocante aos resultados, ao analisarmos o entendimento dos professores percebe-se que ainda há dificuldades que influenciam para uma visão que o problema está centrado na pessoa com deficiência e não no contexto escolar, porém, é necessário adaptações na escola para que haja uma inclusão de fato desses alunos. Contudo, esse estudo é para darmos ao professor um papel de relevância para o processo de inclusão dos alunos com deficiência física, dada todas as dificuldades enfrentadas.
Resumo em outro idioma: This work aims to report, from the perspective of common classroom teachers, the inclusion of children with physical disabilities in the school environment, in a municipal school in the municipality of Parintins/Amazonas, also presenting if there are difficulties of teachers in the inclusion of children. with physical disabilities and what practices were used to monitor children in the classroom, the research subjects were enrolled students and teachers who work and deal directly with children with physical disabilities in the municipal school in the 1st to 5th year of elementary school , data were collected during observation at school and semi-structured interviews with teachers and was theoretically based on authors Gartner and Lipsky (1987), Pacheco (2007), Brazil (2015), Diniz (2022), among others who address the theme of the work. With regard to the results, when we analyze the teachers' understanding, it is clear that there are still difficulties that influence the view that the problem is centered on the person with a disability and not on the school context, however, adaptations are needed at school for inclusion. actually these students. However, this study aims to give the teacher a relevant role in the process of inclusion of students with physical disabilities, given all the difficulties faced.
Palavras-chave: Inclusão
Deficiência física
Sala de aula comum
Professores
Inclusion
Physical disability
Common classroom
Teachers
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7021
Vocabulário controlado: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Crianças com deficiência - Educação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RuthSilva.pdf367,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.