Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7037
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Jonatha Daniel dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023984475581127 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Rozane Alonso | - |
dc.creator | Lopes, Rubia Inácio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0655274042956067 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T19:28:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T19:28:27Z | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rubia Inácio. Um estudo bibliométrico sobre a formação de professores que ensinam matemática. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7037 | - |
dc.description.abstract | The article aims to identify the scenario of scientific production on the training of teachers who teach mathematics from a bibliometric survey. Investigations about teachers who teach mathematics are essential for the improvement of the area of Mathematics Education, as they allow us to understand the challenges, obstacles and possibilities of pedagogical work with mathematics, especially in Kindergarten and Early Years of Elementary School. The bibliometric survey was conducted on the OasisBR platform of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). For this, we defined the following descriptors: "mathematics", "pedagogy" and "training" in "dissertation" type research published in the period from 2016 to 2021. Thus, for the composition of the article analysis, a total of fourteen dissertations were counted. The main results indicate a lack of research in the North Region, prevalence of qualitative research and predominant authorship of Pedagogy course graduates. Therefore, a bibliometric production contributes to scientific advancement, as it provides opportunities for researchers to identify the scenario of scientific production, supporting the development of innovative studies, in different perspectives within the training of teachers who teach mathematics. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tem o objetivo de identificar o cenário da produção científica sobre a formação de professores que ensinam matemática a partir de um levantamento bibliométrico. As investigações sobre os professores que ensinam matemática são essenciais para o aprimoramento da área de Educação Matemática, pois permitem compreender os desafios, entraves e possibilidades do trabalho pedagógico com matemática, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento bibliométrico foi realizado na plataforma OasisBR do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para isso, definimos os seguintes descritores: “matemática”, “pedagogia” e “formação” em pesquisas do tipo “dissertação” publicadas no período de 2016 a 2021. Assim, para composição da análise do artigo, foram contabilizadas um total de 14 dissertações. Os principais resultados indicam ausência de pesquisas na Região Norte, prevalência de pesquisas qualitativas e autoria predominante de egressos do curso de Pedagogia. Portanto, uma produção bibliométrica contribui para o avanço científico, uma vez que oportuniza que os pesquisadores identifiquem o cenário da produção científica, corroborando para o desenvolvimento de novos estudos, em diferentes perspectivas dentro da formação de professores que ensinam matemática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACED - Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Bibliometria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Um estudo bibliométrico sobre a formação de professores que ensinam matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-06-26 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.controlado | Professores de matemática - Formação | pt_BR |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8744-6256 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-6277-8382 | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.contributor.grupo-pesquisa | GRUPESPE - Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RubiaLopes.pdf | 423,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License