Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Jonatha Daniel dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023984475581127pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Rozane Alonso-
dc.creatorLopes, Rubia Inácio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0655274042956067pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T19:28:27Z-
dc.date.available2023-10-09T19:28:27Z-
dc.identifier.citationLOPES, Rubia Inácio. Um estudo bibliométrico sobre a formação de professores que ensinam matemática. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7037-
dc.description.abstractThe article aims to identify the scenario of scientific production on the training of teachers who teach mathematics from a bibliometric survey. Investigations about teachers who teach mathematics are essential for the improvement of the area of Mathematics Education, as they allow us to understand the challenges, obstacles and possibilities of pedagogical work with mathematics, especially in Kindergarten and Early Years of Elementary School. The bibliometric survey was conducted on the OasisBR platform of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). For this, we defined the following descriptors: "mathematics", "pedagogy" and "training" in "dissertation" type research published in the period from 2016 to 2021. Thus, for the composition of the article analysis, a total of fourteen dissertations were counted. The main results indicate a lack of research in the North Region, prevalence of qualitative research and predominant authorship of Pedagogy course graduates. Therefore, a bibliometric production contributes to scientific advancement, as it provides opportunities for researchers to identify the scenario of scientific production, supporting the development of innovative studies, in different perspectives within the training of teachers who teach mathematics.pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem o objetivo de identificar o cenário da produção científica sobre a formação de professores que ensinam matemática a partir de um levantamento bibliométrico. As investigações sobre os professores que ensinam matemática são essenciais para o aprimoramento da área de Educação Matemática, pois permitem compreender os desafios, entraves e possibilidades do trabalho pedagógico com matemática, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento bibliométrico foi realizado na plataforma OasisBR do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para isso, definimos os seguintes descritores: “matemática”, “pedagogia” e “formação” em pesquisas do tipo “dissertação” publicadas no período de 2016 a 2021. Assim, para composição da análise do artigo, foram contabilizadas um total de 14 dissertações. Os principais resultados indicam ausência de pesquisas na Região Norte, prevalência de pesquisas qualitativas e autoria predominante de egressos do curso de Pedagogia. Portanto, uma produção bibliométrica contribui para o avanço científico, uma vez que oportuniza que os pesquisadores identifiquem o cenário da produção científica, corroborando para o desenvolvimento de novos estudos, em diferentes perspectivas dentro da formação de professores que ensinam matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm estudo bibliométrico sobre a formação de professores que ensinam matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-26-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8744-6256pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6277-8382pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.contributor.grupo-pesquisaGRUPESPE - Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educaçãopt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RubiaLopes.pdf423,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons