Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7075
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alienação parental e os impactos na formação escolar da criança
Autor(a): Pelim, Arlice Rodrigues
Orientador(a): Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Francisca Maria Coelho
Resumo: Nossa pesquisa intitulada “Alienação Parental e os Impactos na Formação Escolar da criança”, se constitui de uma investigação interdisciplinar em que se aproximam estudos de áreas como o Direito, a Psicologia, a Pedagogia e a Psicopedagogia. Nosso propósito central é o de investigar as dificuldades pedagógicas quase sempre de base emocional-cognitiva, apresentadas por crianças em anos iniciais que estão enfrentando transtornos relacionados à Síndrome da Alienação Parental (SAP). Nessa empreitada se faz necessário conhecer sobre as dimensões cognitivas e afetivas que se apresentam no processo de aprendizagem escolar da criança afetada por esse fenômeno distópico da sociedade contemporânea, cada vez mais comum no Brasil e que infelizmente também está associada ao fenômeno da violência doméstica, geralmente tendo como principal alvo as mulheres. Impactos que produzem efeitos perversos na aprendizagem escolar da criança em processo inicial de escolarização, no caso, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O percurso teórico-metodológico seguiu as pistas da teoria da complexidade de Edgar Morin, colocando em movimento e dialogação categorias opostas e complementares, ao valorizar em condições de simultaneidade do plano emocional e cognitivo da aprendizagem. A pesquisa buscou embasar seus fundamentos nos estudos de psicologia e psiquiatria do americano Richard Alam Gardner (1931-2003). Palavras-chave: Alienação Parental, Anos Iniciais, Violência Doméstica, Aprendizagem Emocional.
Resumo em outro idioma: Our research entitled “Parental Alienation and the Impacts on the Education of the Child”, is an interdisciplinary investigation in which studies from areas such as Law, Psychology, Pedagogy and Psychopedagogy come together. Our main purpose is to investigate the pedagogical difficulties, almost always of an emotional-cognitive basis, presented by children in the early years who are facing disorders related to the Parental Alienation Syndrome (PAS). In this endeavor, it is necessary to know about the cognitive and affective dimensions that are present in the school learning process of the child affected by this dystopian phenomenon of contemporary society, increasingly common in Brazil and which unfortunately is also associated with the phenomenon of domestic violence, usually with women as the main target. Impacts that produce perverse effects on the school learning of children in the initial schooling process, in this case, in the first years of Elementary School. The theoretical-methodological course followed the clues of Edgar Morin's theory of complexity, putting opposing and complementary categories in motion and dialoguing, by valuing the emotional and cognitive plane of learning under conditions of simultaneity. The research sought to base its foundations on the psychology and psychiatry studies of the American Richard Alam Gardner (1931-2003). Keywords: Parental Alienation, Early Years, Domestic Violence, Emotional Learning.
Palavras-chave: Alienação parental
Anos Iniciais
Aprendizagem Emocional
Violência Doméstica
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7075
Vocabulário controlado: Síndrome da alienação parental
Educação afetiva
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ArliceRodrigues.pdf384,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.