Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
metadata.dc.creator: | Santos, Ana Paula Moraes dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, Denilson Diniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento Filho, Virgilio Bandeira do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Mariê Augusta de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de inclusão de três alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino no município de Parintins-AM, a partir das suas Histórias de vida. Pela ótica familiar buscaremos analisar a importância da família no processo educativo e social destes sujeitos, e identificar a importância da educação inclusiva por meio dos relatos de professores monitores, bem como os seus desafios no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa perpassa pelo método da História de vida, a partir do aporte teórico em Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), entre outros. A partir dos relatos das famílias, é possível compreender as lutas diárias daqueles que tem um sujeito com deficiência em casa, noutro ponto pela ótica dos professores monitores, vislumbra-se os desafios no processo de ensino aprendizagem, ora de quem aprende, ora de quem ensina. Ressalta-se nos relatos de ambos investigados a importância da escola para o desenvolvimento e inclusão do sujeito com deficiência. A partir deste trabalho, espera-se contribuir com uma visão mais humanizada e com menos estereótipos dos alunos com deficiência, da pseuda incapacidade de aprendizagem. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Histórias de vida. Família e deficiência. |
Abstract: | The present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability. |
Keywords: | Inclusive Education Life stories Family and disability Educação Inclusiva Família e deficiência Histórias de Vida |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
Citation: | SANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120 |
metadata.dc.subject.controlado: | Inclusão escolar Crianças com deficiência - Educação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaPaulaSantos | 674,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.