Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205231136528785pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Elizandra de Lima Silva-
dc.contributor.referee2Gomes, Lívia Martins-
dc.creatorSilva, Larissa Jéssica Leão da-
dc.date.accessioned2023-11-06T17:39:29Z-
dc.date.available2023-11-06T17:39:29Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165-
dc.description.abstractThis research aims to present methodologies to improve the teaching-learning process of deaf students using the fable genre. According to the authors Rosa (2011) and Sutton-Spence (2021) Deaf Literature is essential for the development of various capacities that expand knowledge of deaf culture. Deaf Literature opens up opportunities not only for communication, but also serves to expand your worldview. Fernandes (2001), Pimenta (2002) 6 and Karnopp (2009) describe fables as facilitating instruments for expressing feelings, emotions and for teaching human values. In this way, this article presents the methodology of qualitative research, with the performance of analyzes, from questionnaires answered by deaf teachers. Finally, the presented results of the study reaffirm the need to use strategies of visual resources, interactive dynamics and a proposal for an online game prototype, called Fábula e Aprendizagem using the wordwall site.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar metodologias para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos usando o gênero fábula. Segundo os autores Rosa (2011) e Sutton-Spence (2021) a Literatura Surda é primordial para o desenvolvimento de diversas capacidades que ampliam o conhecimento da cultura surda. A Literatura Surda abre oportunidades não só para a comunicação, mas como também serve para expandir a sua visão de mundo. Fernandes (2001), Pimenta (2002) e Karnopp (2009) descreve as fábulas como instrumentos facilitadores para expressão de sentimentos, emoções e para ensinar os valores humanos. Desta forma, o presente artigo apresenta a metodologia de pesquisa qualitativa, com a realização de análises, a partir de questionários respondidos pelos professores surdos. Por fim, os resultados apresentados do estudo reafirmam a necessidade da utilização de estratégias de recursos visuais, dinâmicas interativas e uma proposta de um protótipo de jogo online, denominado Fábula e Aprendizagem utilizando o site wordwall.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFLET - Faculdade de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDeaf literaturept_BR
dc.subjectFablespt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLiteratura surda: estratégias de ensino de fábulas para alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-12-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subject.controladoEducação inclusivapt_BR
dc.subject.controladoFábulaspt_BR
dc.subject.controladoPrática de ensinopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Libras - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LarissaSilva.pdf9,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons