Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título : Literatura surda: estratégias de ensino de fábulas para alunos surdos
metadata.dc.creator: Silva, Larissa Jéssica Leão da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Elizandra de Lima Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Lívia Martins
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar metodologias para aprimorar o processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos usando o gênero fábula. Segundo os autores Rosa (2011) e Sutton-Spence (2021) a Literatura Surda é primordial para o desenvolvimento de diversas capacidades que ampliam o conhecimento da cultura surda. A Literatura Surda abre oportunidades não só para a comunicação, mas como também serve para expandir a sua visão de mundo. Fernandes (2001), Pimenta (2002) e Karnopp (2009) descreve as fábulas como instrumentos facilitadores para expressão de sentimentos, emoções e para ensinar os valores humanos. Desta forma, o presente artigo apresenta a metodologia de pesquisa qualitativa, com a realização de análises, a partir de questionários respondidos pelos professores surdos. Por fim, os resultados apresentados do estudo reafirmam a necessidade da utilização de estratégias de recursos visuais, dinâmicas interativas e uma proposta de um protótipo de jogo online, denominado Fábula e Aprendizagem utilizando o site wordwall.
Resumen : This research aims to present methodologies to improve the teaching-learning process of deaf students using the fable genre. According to the authors Rosa (2011) and Sutton-Spence (2021) Deaf Literature is essential for the development of various capacities that expand knowledge of deaf culture. Deaf Literature opens up opportunities not only for communication, but also serves to expand your worldview. Fernandes (2001), Pimenta (2002) 6 and Karnopp (2009) describe fables as facilitating instruments for expressing feelings, emotions and for teaching human values. In this way, this article presents the methodology of qualitative research, with the performance of analyzes, from questionnaires answered by deaf teachers. Finally, the presented results of the study reaffirm the need to use strategies of visual resources, interactive dynamics and a proposal for an online game prototype, called Fábula e Aprendizagem using the wordwall site.
Palabras clave : Literatura surda
Fábulas
Metodologia
Ensino-aprendizagem
Deaf literature
Fables
Methodology
Teaching-learning
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7165
metadata.dc.subject.controlado: Surdos - Educação
Educação inclusiva
Fábulas
Prática de ensino
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_LarissaSilva.pdf9,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons