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dc.contributor.advisor1Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Joelise Mascarello de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595827242433202pt_BR
dc.creatorPinto, Laura Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7043263041104104pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T14:05:24Z-
dc.date.available2023-12-05T14:05:24Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7188-
dc.description.abstractThis study discusses the results of research still in progress, with the perspective of understanding the concepts about ASD and early intervention and knowing the history and the legal frameworks of early stimulation in the school context. The interest emerges from the context of increased discussion about ASD or children with spectrum characteristics, and from the consequent need to broaden debate about the importance of early intervention in daycare centers and preschools, taking into account the neuroplasticity of early childhood. The methodological approach adopted for the analysis is qualitative in nature, using bibliographic and documentary research. The results of the study show that with the struggles, public policies were established aiming to ensure stimulation in public schools, especially in day care centers and preschools, with a view to intervening when noticing the warning signs in development delas.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute os resultados de uma pesquisa ainda em andamento, com o objetivo de entender os conceitos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de sua intervenção precoce, assim como conhecer a história e os marcos legais da estimulação precoce no contexto escolar. O interesse emerge do contexto de aumento da discussão sobre o TEA ou crianças com características do espectro e da consequente necessidade de ampliar o debate sobre a importância da intervenção precoce nas creches e pré-escolas, levando em consideração a neuroplasticidade da primeira infância. A abordagem metodológica adotada para a análise será de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados do estudo mostram que, com as lutas nessa área, foram se estabelecendo políticas públicas que visam garantir a estimulação em escolas públicas, principalmente nas creches e pré-escolas, tendo em vista a intenção de intervir ao se perceberem os sinais de alerta indicadores de atraso no desenvolvimento. intervenção precoce; estimulação precoce; educação inclusiva; políticas públicas; TEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACED - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectIntervenção precocept_BR
dc.subjectEstimulação precocept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePolíticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePublic policies of early intervention for asd in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-13-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.controladoEducação inclusivapt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8891-3573pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0121-0416pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Manauspt_BR
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