Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7274
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A invisibilidade da educação especial na socioeducação
Autor(a): Nascimento, Dinaira Rabelo do
Orientador(a): Fernandes, Maria Nilvane
metadata.dc.contributor.referee1: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Caldas, Edla Cristina Rodrigues
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso está metodologicamente organizado em uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como tema a articulação entre a educação especial e as políticas socioeducativas. O estudo busca identificar se as pesquisas acadêmicas apontam a existência de algum atendimento diferenciado para adolescentes que cumprem medida socioeducativa e foram diagnosticados com necessidades educacionais especiais. O projeto busca responder ao seguinte problema de pesquisa: como as pesquisas têm investigado a presença de adolescentes em conflito com a lei que possuem necessidades educacionais especiais no contexto da socioeducação? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral concentrou-se inicialmente em investigar se havia alguma orientação específica para o atendimento de adolescentes com necessidades educacionais especiais quando sancionados com medida socioeducativa. Porém, no decorrer da investigação ficou evidente que o tema não tem sido efetivamente discutido, o que obrigou a pesquisadora a traçar outro caminho para a continuidade dos estudos e definir outro objetivo, ou seja, identificar se os temas têm sido investigados nos cursos de pós-graduação stricto sensu. A análise está estruturada pelos seguintes objetivos específicos: compreender, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a regulamentação e a história da educação especial no Brasil, articulando o debate com o contexto internacional, verificando como se deu o processo histórico de organização da educação especial; analisar as pesquisas coletadas no Banco de Teses da CAPES sobre o tema; e, por fim, testar uma aproximação entre os fundamentos da educação especial e o acompanhamento de adolescentes no contexto da socioeducação. O estudo concluiu que a questão da socioeducação, associada ao debate sobre adolescentes em conflito com a lei com necessidades especiais, é um debate invisível no âmbito da pesquisa acadêmica, o que possivelmente indica que também é invisível no âmbito da execução de medidas.
Resumo em outro idioma: This Course Completion Work is methodologically organized in a bibliographical and documentary research and has as its theme the articulation between special education and socio-education policies. The study seeks to identify whether the academic research points to the existence of some differentiated service for adolescents who are serving socio-educational measures and have been diagnosed with special educational needs. The project seeks to answer the following research problem: how have research investigated the presence of adolescents in conflict with the law who have special educational needs in the context of socio-education? To respond to the research problem, the general objective was initially focused on investigating whether there was any specific guidance for the care of adolescents with special educational needs when sanctioned with a socio-educational measure. However, during the investigation it became evident that the topic has not been effectively discussed, which forced the researcher to trace another path for the continuity of the studies and define another objective, that is, to identify whether the themes have been investigated in the postgraduate courses stricto sensu. The analysis is structured by the following specific objectives: to understand, through bibliographical and documentary research, the regulation and history of special education in Brazil, articulating the debate with the international context, verifying how the historical process of organization of special education took place ; to analyze the research collected in the CAPES Theses Bank on the subject; and, finally, to test an approximation between the fundamentals of special education and the follow-up of adolescents in the context of socio-education. The study concluded that the issue of socio-education, associated with the debate about adolescents in conflict with the law with special needs, is an invisible debate within the scope of academic research, which possibly indicates that it is also invisible within the scope of the execution of measures.
Palavras-chave: História da educação
Políticas educacionais
Educação especial
Socioeducação
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citação: NASCIMENTO, Dinaira Rabelo do. A invisibilidade da educação especial na socioeducação. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7274
Grupo de pesquisa: GEPPEvi - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violência e Instituições
Vocabulário controlado: Educação especial
Educação inclusiva
Educação e Estado
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DinairaNascimento.pdf905,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.