Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Mariana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5633928169162575pt_BR
dc.contributor.referee1Radicchi, Marcelo Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130618390148882pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade, Patricia dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/639210399072616pt_BR
dc.creatorMachado, Ednilton Castro-
dc.creatorBarroso, Luzilene dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-12T15:59:10Z-
dc.date.available2024-01-12T15:59:10Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7279-
dc.description.abstractThe research analyzed the effects of the Pedagogical Residency Program (PRP) on the comprehensive training of high school students, focusing on the subjunt. of Physical Education, in a public school in Parintins, Amazonas. The study investigated how the presence of Physical Education residentes influences school dynamics, exploring students' perception of the relevance of the program, the impact on Physical Education classes and its influence on comprehensive training. Through questionnaires and qualitative analyses, the results indicated that the majority of students recognize the importance of PRP and understands its positive influence, both in classes and in other school experiences. The results also revealed that the PRP influences the comprehensive training of students, since This is not just a biological being, but a social, thinking, and culturally active being. Therefore, we conclude that the PRP awakens the student's protagonism and encourages them to participate in classes, in addition, the PRP has become a partner in the construction of cultural, social, ethical and moral values. Of that Therefore, we can say that PRP plays a crucial role in the training of high school students medium, preparing them to work in society. Due to the lack of references that discuss the theme presented, the researchers suggest that academic and scientific circles explore this field, in order to carry out more studies on the topic. In line with this, we emphasize the importance of this Article, as it may be useful as a research source for future studiespt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem com a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Residencypt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectComprehensive Trainingpt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.titleReflexo do programa residência pedagógica, na formação integral de estudantes do ensino médio, na disciplina de Educação Física, em uma escola pública, no município de Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.audience.educationlevelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-10-20-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEducação física (Ensino médio)pt_BR
dc.contributor.referee1orcid0000-0003-2829-1439pt_BR
dc.contributor.referee2orcid0000-0002-5197-3908pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EdniltonMachado_LuzileneBarroso.pdf362,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.