Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7279
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Reflexo do programa residência pedagógica, na formação integral de estudantes do ensino médio, na disciplina de Educação Física, em uma escola pública, no município de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Machado, Ednilton Castro
Barroso, Luzilene dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Mariana Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Radicchi, Marcelo Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Patricia dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa analisou os reflexos do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação integral de estudantes do ensino médio, com foco na disciplina de Educação Física, em uma escola pública em Parintins, Amazonas. O estudo investigou como a presença dos residentes de Educação Física influencia a dinâmica escolar, explorando a percepção dos estudantes sobre a relevância do programa, o impacto nas aulas de Educação Física e sua influência na formação integral. Através de questionários e análises qualitativas, os resultados indicaram que a maioria dos estudantes reconhecem a importância do PRP e compreende sua influência positiva, tanto nas aulas quanto em demais experiências escolares. Os resultados revelaram ainda que o PRP influencia na formação integral dos estudantes, uma vez que este não é apenas um ser biológico, mas social, pensante, e atuante culturalmente. Portanto, concluímos que o PRP desperta no aluno seu protagonismo e estimula-o a participação nas aulas, além disso, o PRP vem se tornando uma parceira na construção de valores culturais, sociais, éticos e morais. Dessa forma, podemos afirmar que o PRP desempenha um papel crucial na formação dos estudantes do ensino médio, preparando-os para a atuação em sociedade. Devido a falta de referências que dialoguem com a temática apresentada, os pesquisadores sugerem que o meio acadêmico e científico explorem mais esse campo, no sentido de realizar mais estudos sobre o tema. Alinhado a isso, ressaltamos a importância desse Artigo, uma vez que poderá ser útil, como fonte de pesquisa para estudos que surgirão.
Abstract: The research analyzed the effects of the Pedagogical Residency Program (PRP) on the comprehensive training of high school students, focusing on the subjunt. of Physical Education, in a public school in Parintins, Amazonas. The study investigated how the presence of Physical Education residentes influences school dynamics, exploring students' perception of the relevance of the program, the impact on Physical Education classes and its influence on comprehensive training. Through questionnaires and qualitative analyses, the results indicated that the majority of students recognize the importance of PRP and understands its positive influence, both in classes and in other school experiences. The results also revealed that the PRP influences the comprehensive training of students, since This is not just a biological being, but a social, thinking, and culturally active being. Therefore, we conclude that the PRP awakens the student's protagonism and encourages them to participate in classes, in addition, the PRP has become a partner in the construction of cultural, social, ethical and moral values. Of that Therefore, we can say that PRP plays a crucial role in the training of high school students medium, preparing them to work in society. Due to the lack of references that discuss the theme presented, the researchers suggest that academic and scientific circles explore this field, in order to carry out more studies on the topic. In line with this, we emphasize the importance of this Article, as it may be useful as a research source for future studies
Keywords: Residência Pedagógica
Pedagogical Residency
Educação Física
Ensino Médio
Physical Education
Comprehensive Training
Formação Integral
High School
metadata.dc.subject.cnpq: OUTROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7279
metadata.dc.subject.controlado: Educação física (Ensino médio)
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Multidisciplinar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EdniltonMachado_LuzileneBarroso.pdf362,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.