Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A prática da alffabetização e letramento: uma análise dos espaços escolar e do fazer docente para alunos do 4ª ano do Ensino fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Vanessa PInto dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Oderlene Braulio da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.description.resumo: A etapa da alfabetização e do letramento é de extrema importância para o educando, sendo uma temática de estudo essencial para o docente, portanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática os desafios na prática da alfabetização e letramento. Teve como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento dos alunos do ensino fundamental, identificando os desafios nas práticas pedagógicas. A investigação foi realizada em uma escola publica que atende alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, situada no município de Benjamin Constant, zona de fronteira, alto Solimões, do estado do Amazonas. O procedimento metodológico seguiu a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação participante. Como aporte teórico se utilizou teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro ( 1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de pesquisa, concluiu-se que alfabetizar e letrar não é tarefa fácil, pois exigi do docente muito estudo e sendo necessário sempre avaliar e aprimorar suas práticas educacionais. Compreendeu-se que alfabetização e letramento são processos distintos, cada um possui suas especificidades, mas tornam-se complementares e inseparáveis, ambos são indispensáveis para a aquisição da leitura e da escrita, tornando assim, o processo de ensino-aprendizagem eficaz.
Abstract: La etapa de lectoescritura y lectoescritura es sumamente importante para el estudiante, siendo un tema de estudio esencial para el docente, por ello, el presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) presenta como tema los desafíos en la práctica de la lectoescritura y lectoescritura. Tuvo como objetivo comprender el proceso de lectoescritura y lectoescritura de alumnos de la enseñanza básica, identificando los desafíos en las prácticas pedagógicas. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública que atiende a niños de educación infantil y los primeros años de la escuela primaria, ubicada en el municipio de Benjamín Constant, zona fronteriza, Alto Solimões, en el estado de Amazonas. El procedimiento metodológico siguió una investigación cualitativa bibliográfica y de campo. Como instrumento de recolección de datos se utilizó la observación participante. Como aporte teórico se utilizaron teóricos como Barbosa (2013), Araújo (1996), Ferreiro (1996), Teberosky (1985), Soares (1999), Kleimam (2007), Mortatti (2004). Como resultado de la investigación se concluyó que la lectoescritura y lectoescritura no es una tarea fácil, ya que requería mucho estudio por parte del docente y siempre era necesario evaluar y mejorar sus prácticas educativas. Se entendió que lectoescritura y lectoescritura son procesos diferentes, cada uno tiene sus especificidades, pero se vuelven complementarios e inseparables, ambos son esenciales para la adquisición de la lectura y la escritura, haciendo así efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Keywords: Alfabetização
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7298
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil - Finalidades e objetivos
Letramento
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VanessaSantos.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.