Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7321
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Influência do desempenho motor no futebol: uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Silva, Flavio Araujo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Otani, Carlos Masashi
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Vinícius
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Whendel Mesquita do
metadata.dc.description.resumo: O futebol se desenvolve em um contexto complexo para a tomada de decisão, porque tem característica dinâmica de sua natureza, portanto as ações que os alunos necessitam tem que ser recriadas e reconstruídas através da auto-organização e interação onde é um processo que depende da componente situacional. Nos últimos anos grande parte dos estudos tem se centrando nas habilidades perceptivo-cognitivas associada a tomada de decisão, para que o aluno tenha um desempenho no jogo é necessário que ele possa ter um julgamento da tarefa correto em que ele é introduzido. Para fornecer informações úteis para o planejamento do treinamento do futebol, diversos autores desenvolvem conteúdos científicos para esclarecer questões inerentes ao treinamento da modalidade. Posto isso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma busca sistemática de artigos em bases de dados da américa latina que tivessem resultados que colaborassem para o desenvolvimento do treinamento planejado do futebol. Os resultados apontam que maior direcionamento foi encontrado para pesquisas que relacionem os aspectos físicos e maturacionais no desempenho da modalidade, além de identificar que o treinador exerce papel fundamental na modalidade, onde suas decisões podem causar efeito direto no resultado da prática. Concluímos que os aspectos motivacionais, antropométricos, físicos e referentes a maturação devem ser considerados durante o planejamento do treinamento do futebol.
Abstract: Soccer develops in a complex context for decision making, because it has a dynamic characteristic of its nature, so the actions that students need have to be recreated and reconstructed through self organization and interaction where it is a process that depends on the component. situational. In recent years, most studies have focused on perceptual-cognitive skills associated with decision making, so that the student has a performance in the game, it is necessary for him to have a correct judgment of the task in which he is introduced. To provide useful information for planning soccer training, several authors develop scientific content to clarify issues inherent to training in the sport. That said, the present study aimed to perform a systematic search for articles in databases in Latin America that had results that would contribute to the development of planned soccer training. The results indicate that greater direction was found for research that relate the physical and maturational aspects in the performance of the modality, in addition to identifying that the coach plays a fundamental role in the modality, where their decisions can have a direct effect on the result of the practice. We conclude that motivational, anthropometric, physical and maturation-related aspects must be considered during soccer training planning.
Keywords: Desempenho Motor
Treinamento
Futebol
Aspectos Físicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física – Treinamento Esportivo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7321
metadata.dc.subject.controlado: Futebol - Treinamento
Aprendizagem motora
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FlavioSilva.pdf532,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.